Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7628
Resumo: O presente tema foi definido dentro de um conteúdo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, a Comunicação Visual. Segundo este tema, levantou-se o problema da não correcta compreensão acerca da gramática da linguagem da Banda Desenhada, pelos alunos do 6º ano, da turma B, da Escola Secundária D. Afonso III em Vinhais. Assim, com este trabalho prático, procuraremos dar resposta à solução deste problema. O nosso objectivo não se centra na aprendizagem do desenho pelos alunos, mas sim transmitir-lhes conhecimentos do conteúdo Comunicação Visual, mais propriamente sobre a linguagem da Banda Desenhada, tentando, da melhor forma, ampliar a visão dos alunos relativamente a este assunto. Este problema foi detectado após a aplicação de dois testes diagnósticos. Para resolvermos este problema foi empregue uma metodologia pela qual foi projectado um plano de unidade de trabalho, com nove aulas. Para a recolha de dados foram aplicados uma ficha de trabalho e um teste formativo, sendo que, os resultados obtidos foram ao encontro das expectativas mais positivas. O motivo pelo qual este estudo se centra neste nível de ensino, ou seja, a escolha da amostra, deve-se ao facto de no 2º ciclo, a Banda Desenhada ser um conteúdo geralmente ausente. Within a Visual and Technological Education content, this theme has been defined based on Visual Communication. Under this theme, we had raised from a problem of not properly understanding the grammar of the Comics language, by students in 6th grade, class “B” of D. Afonso III High School of Vinhais. So, with this practical work, we seek to address the absence of this information. Our goal is not focused on drawing learning by students, but give them knowledge of the Visual Communication’s contents, more specifically, about the Comic’s language, trying, as best as we can, broaden student’s views on this subject. This problem has been detected after the application of two diagnostic tests. To fight this lack of knowledge by students, we design a plan of work, with nine classes. For data collection were applied, a worksheet and a formative test, and the results were near from the most positive expectations. Due to the fact that in the Preparatory Schools, Comic book’s contents are usually absent, this was the reason why this study focuses on this level of education and consequently, the choice of the sample.
id RCAP_418cd71ddf656bcfe3b8480c02bbc8b7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básicoO presente tema foi definido dentro de um conteúdo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, a Comunicação Visual. Segundo este tema, levantou-se o problema da não correcta compreensão acerca da gramática da linguagem da Banda Desenhada, pelos alunos do 6º ano, da turma B, da Escola Secundária D. Afonso III em Vinhais. Assim, com este trabalho prático, procuraremos dar resposta à solução deste problema. O nosso objectivo não se centra na aprendizagem do desenho pelos alunos, mas sim transmitir-lhes conhecimentos do conteúdo Comunicação Visual, mais propriamente sobre a linguagem da Banda Desenhada, tentando, da melhor forma, ampliar a visão dos alunos relativamente a este assunto. Este problema foi detectado após a aplicação de dois testes diagnósticos. Para resolvermos este problema foi empregue uma metodologia pela qual foi projectado um plano de unidade de trabalho, com nove aulas. Para a recolha de dados foram aplicados uma ficha de trabalho e um teste formativo, sendo que, os resultados obtidos foram ao encontro das expectativas mais positivas. O motivo pelo qual este estudo se centra neste nível de ensino, ou seja, a escolha da amostra, deve-se ao facto de no 2º ciclo, a Banda Desenhada ser um conteúdo geralmente ausente. Within a Visual and Technological Education content, this theme has been defined based on Visual Communication. Under this theme, we had raised from a problem of not properly understanding the grammar of the Comics language, by students in 6th grade, class “B” of D. Afonso III High School of Vinhais. So, with this practical work, we seek to address the absence of this information. Our goal is not focused on drawing learning by students, but give them knowledge of the Visual Communication’s contents, more specifically, about the Comic’s language, trying, as best as we can, broaden student’s views on this subject. This problem has been detected after the application of two diagnostic tests. To fight this lack of knowledge by students, we design a plan of work, with nine classes. For data collection were applied, a worksheet and a formative test, and the results were near from the most positive expectations. Due to the fact that in the Preparatory Schools, Comic book’s contents are usually absent, this was the reason why this study focuses on this level of education and consequently, the choice of the sample.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBCosta, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da2012-10-11T09:08:29Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7628porCosta, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:22.373850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
Costa, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
author Costa, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da
author_facet Costa, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Luís Manuel Leitão
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da
description O presente tema foi definido dentro de um conteúdo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, a Comunicação Visual. Segundo este tema, levantou-se o problema da não correcta compreensão acerca da gramática da linguagem da Banda Desenhada, pelos alunos do 6º ano, da turma B, da Escola Secundária D. Afonso III em Vinhais. Assim, com este trabalho prático, procuraremos dar resposta à solução deste problema. O nosso objectivo não se centra na aprendizagem do desenho pelos alunos, mas sim transmitir-lhes conhecimentos do conteúdo Comunicação Visual, mais propriamente sobre a linguagem da Banda Desenhada, tentando, da melhor forma, ampliar a visão dos alunos relativamente a este assunto. Este problema foi detectado após a aplicação de dois testes diagnósticos. Para resolvermos este problema foi empregue uma metodologia pela qual foi projectado um plano de unidade de trabalho, com nove aulas. Para a recolha de dados foram aplicados uma ficha de trabalho e um teste formativo, sendo que, os resultados obtidos foram ao encontro das expectativas mais positivas. O motivo pelo qual este estudo se centra neste nível de ensino, ou seja, a escolha da amostra, deve-se ao facto de no 2º ciclo, a Banda Desenhada ser um conteúdo geralmente ausente. Within a Visual and Technological Education content, this theme has been defined based on Visual Communication. Under this theme, we had raised from a problem of not properly understanding the grammar of the Comics language, by students in 6th grade, class “B” of D. Afonso III High School of Vinhais. So, with this practical work, we seek to address the absence of this information. Our goal is not focused on drawing learning by students, but give them knowledge of the Visual Communication’s contents, more specifically, about the Comic’s language, trying, as best as we can, broaden student’s views on this subject. This problem has been detected after the application of two diagnostic tests. To fight this lack of knowledge by students, we design a plan of work, with nine classes. For data collection were applied, a worksheet and a formative test, and the results were near from the most positive expectations. Due to the fact that in the Preparatory Schools, Comic book’s contents are usually absent, this was the reason why this study focuses on this level of education and consequently, the choice of the sample.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-11T09:08:29Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7628
url http://hdl.handle.net/10198/7628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Carina Alexandra do Nascimento Oliveira da (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217349296128