Concepções didácticas e metodológicas do ensino do surf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marco Catarino Espada Estevão
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6077
Resumo: Mestrado em Treino do Jovem Atleta
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spelling Concepções didácticas e metodológicas do ensino do surfAtletaProcesso ensino-aprendizagemSurfTreinadorTreino de jovensMestrado em Treino do Jovem AtletaNo nosso país, são inexistentes investigações sobre o desenvolvimento do processo de ensino e treino do Surf, assim como, estudos relativos ao conhecimento do treinador na modalidade de Surf. Este estudo, teve como objectivo investigar as concepções didácticas e metodológicas dos treinadores de Surf no processo de ensino-aprendizagem com jovens. Inspirado no modelo de Grossman (1990), e recorrendo ao quadro teórico de Rink (1993), este trabalho assentou numa metodologia qualitativa, compreendendo onze casos, a partir da aplicação de uma entrevista estruturada de resposta aberta. O presente estudo permitiu destacar as seguintes conclusões: As fontes de conhecimento dos treinadores advêm da experiência prática, profissional, académica e pessoal. O modo de estruturação do ensino das habilidades técnicas do Surf, é realizado tendo em consideração, basicamente, o nível de prática dos atletas, não sendo os demais critérios, como, por exemplo, o escalão etário, particularmente interferentes. Relativamente à sequêncialização dos gestos técnicos, é apreciavelmente distinta, abordando, no entanto, em primeiro lugar as técnicas de base, e seguidamente as técnicas avançadas. Os conteúdos e as tarefas de ensino e treino são realizadas tendo sempre em consideração os constrangimentos situacionais verificados, sendo este factor destacado como o principal entrave no desenvolvimento da técnica dos jovens atletas.Rosado, António Fernando BoletoRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Marco Catarino Espada Estevão2013-10-29T12:03:11Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6077porCorreia, Marco (2005) - Concepções didácticas e metodológicas do ensino do surf. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:28.378560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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