O ensino-aprendizagem dos determinantes do espanhol: Análise dos erros cometidos por alunos lusófonos do 3ºciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2389 |
Resumo: | O presente estudo, enquadrado nas investigações em Análise de Erros da área da Linguística Contrastiva, visa o estudo dos determinantes da língua espanhola na Interlíngua escrita dos alunos lusófonos dos três níveis do terceiro ciclo do Ensino Básico. O objectivo geral deste trabalho consiste em identificar, classificar, descrever e analisar os erros mais frequentemente cometidos pelos alunos lusófonos, a fim de determinar quais são os aspectos linguísticos que apresentam maior dificuldade para tal público e estabelecer as suas causas. Este trabalho pretende, igualmente, demonstrar se existe uma evolução no uso dos determinantes na Interlíngua dos alunos ao longo dos três anos de aprendizagem da língua espanhola. Após esta primeira fase de estudo das produções erróneas dos discentes e a apresentação das suas consequentes conclusões, pretende-se, através da análise dos manuais dirigidos ao público lusófono, verificar se os materiais didácticos actuais encontram-se deveras adequados às necessidades destes alunos e se abordam, numa perspectiva contrastiva, as zonas linguísticas mais problemáticas anteriormente identificadas. Por fim, este estudo pretende apresentar algumas propostas de exploração didáctica, para os alunos dos três níveis, elaboradas tendo em consideração as dificuldades diagnosticadas. |
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O ensino-aprendizagem dos determinantes do espanhol: Análise dos erros cometidos por alunos lusófonos do 3ºciclo do Ensino BásicoLíngua espanholaEnsino/aprendizagemLinguísticaO presente estudo, enquadrado nas investigações em Análise de Erros da área da Linguística Contrastiva, visa o estudo dos determinantes da língua espanhola na Interlíngua escrita dos alunos lusófonos dos três níveis do terceiro ciclo do Ensino Básico. O objectivo geral deste trabalho consiste em identificar, classificar, descrever e analisar os erros mais frequentemente cometidos pelos alunos lusófonos, a fim de determinar quais são os aspectos linguísticos que apresentam maior dificuldade para tal público e estabelecer as suas causas. Este trabalho pretende, igualmente, demonstrar se existe uma evolução no uso dos determinantes na Interlíngua dos alunos ao longo dos três anos de aprendizagem da língua espanhola. Após esta primeira fase de estudo das produções erróneas dos discentes e a apresentação das suas consequentes conclusões, pretende-se, através da análise dos manuais dirigidos ao público lusófono, verificar se os materiais didácticos actuais encontram-se deveras adequados às necessidades destes alunos e se abordam, numa perspectiva contrastiva, as zonas linguísticas mais problemáticas anteriormente identificadas. Por fim, este estudo pretende apresentar algumas propostas de exploração didáctica, para os alunos dos três níveis, elaboradas tendo em consideração as dificuldades diagnosticadas.The present study, framed in the Error Analysis investigation in the Linguistics Contrastive area, aims at studying the determiners of Spanish language written in interlanguage of three levels of the third cycle of basic education Portuguese nativespeakers students. The main purpose of this study is to identify, classify, describe and analyze the most common error make by the Portuguese native-speakers students, in order to determine which linguistics aspects are more difficult for such public and establish their causes. This study also intends to demonstrate whether there is an evolution in the use of determiners in the student interlanguage over the three years of Spanish language learning. After this first phase of studying the student erroneous production and the presentation of its findings results, we intends, through the textbook analysis addressed to the public Portuguese native-speakers, verify that the current textbook are in fact appropriate to the student needs and if they mention, in a contrastive perspective, the most problematic language areas identified above. Finally, this study aims to present some suggestion for the future didactic investigation, concerning the student of the three levels, found.2013-05-13T10:33:57Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2389porMota, Stéphanie Olívia Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:25.691639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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