Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marisa Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17853
Resumo: O presente projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio de apoio à criação de uma nova empresa, a Maria Tangerina, retalhista de legumes e frutas. Na fase incial foram realizadas análises internas e externas, através de recolha de dados na região, aplicação de questionários em formato de entrevista presencial e também com possibilidade de resposta online. Estas análises culminaram num diagnóstico que aponta como pontos fracos o conhecimento limitado da promotora na área do comércio de retalho alimentar, o baixo valor de capitais próprios para investimento inicial, a inexistência de marca e a necessidade de legalização do espaço e obras de remodelação. Por outro lado os pontos fortes apontam para uma larga rede de contacto de produtores locais, existência de espaço próprio, conhecimento do público-alvo, proposta de conceito diferenciador, a experiência no antendimento ao público e formação e competências na área da gestão de empresas. Assim, tendo em consideração todos os pontos fortes e fracos do negócio bem como as oportunidades e ameaças externas detetadas, este projeto apresenta um plano de negócio que permite atingir os objetivos da empresa e satisfazer as necessidades do mercado. O projeto termina com a apresentação de um orçamento previsional associada à estratégia de negócio proposta, evidenciando um potencial de crescimento a médio-prazo.
id RCAP_425a5891b87e77ba9975dc1ceca74fb7
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócio para a Frutaria Maria TangerinaModelos de negócioPlano de negócioTrabalho de projetoBusiness planBusiness modelLocal businessGreengroceyO presente projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio de apoio à criação de uma nova empresa, a Maria Tangerina, retalhista de legumes e frutas. Na fase incial foram realizadas análises internas e externas, através de recolha de dados na região, aplicação de questionários em formato de entrevista presencial e também com possibilidade de resposta online. Estas análises culminaram num diagnóstico que aponta como pontos fracos o conhecimento limitado da promotora na área do comércio de retalho alimentar, o baixo valor de capitais próprios para investimento inicial, a inexistência de marca e a necessidade de legalização do espaço e obras de remodelação. Por outro lado os pontos fortes apontam para uma larga rede de contacto de produtores locais, existência de espaço próprio, conhecimento do público-alvo, proposta de conceito diferenciador, a experiência no antendimento ao público e formação e competências na área da gestão de empresas. Assim, tendo em consideração todos os pontos fortes e fracos do negócio bem como as oportunidades e ameaças externas detetadas, este projeto apresenta um plano de negócio que permite atingir os objetivos da empresa e satisfazer as necessidades do mercado. O projeto termina com a apresentação de um orçamento previsional associada à estratégia de negócio proposta, evidenciando um potencial de crescimento a médio-prazo.This project aims to develop a business plan to support the creation of a new company, Maria Tangerina, a vegetables and fruits retailer. In the initial phase, were carried out internal and external analyzes through data collection in the region, application of questionnaires in face-to-face interview format and also with an online response possibility. These analyzes culminated in a diagnosis that points out as weak points the promoter’s limited knowledge in the area of food retail trade, the low value of capital for initial investment, the lack of brand and the need for space legalization and remodeling works. On the other hand the strengths point to a wide network of contact of local producers, existence of their own space, knowledge of the target, proposal of differentiating concept and the experience in the public relations and training and skills in the area of business management. Thus, taking into account all the strengths and weaknesses of the business as well as the opportunities and external threats detected, this project presents a business plan that allows to reach the main goals of the company and satisfy the needs of the market. The project ends with the presentation of an estimated budget associated to the business strategy proposal, showing a growth potential in the medium term.2019-04-16T10:45:52Z2020-04-16T00:00:00Z2018-11-19T00:00:00Z2018-11-192018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17853TID:202055990porSantos, Marisa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:44.015942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
title Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
spellingShingle Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
Santos, Marisa Ferreira
Modelos de negócio
Plano de negócio
Trabalho de projeto
Business plan
Business model
Local business
Greengrocey
title_short Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
title_full Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
title_fullStr Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
title_full_unstemmed Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
title_sort Plano de negócio para a Frutaria Maria Tangerina
author Santos, Marisa Ferreira
author_facet Santos, Marisa Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marisa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de negócio
Plano de negócio
Trabalho de projeto
Business plan
Business model
Local business
Greengrocey
topic Modelos de negócio
Plano de negócio
Trabalho de projeto
Business plan
Business model
Local business
Greengrocey
description O presente projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio de apoio à criação de uma nova empresa, a Maria Tangerina, retalhista de legumes e frutas. Na fase incial foram realizadas análises internas e externas, através de recolha de dados na região, aplicação de questionários em formato de entrevista presencial e também com possibilidade de resposta online. Estas análises culminaram num diagnóstico que aponta como pontos fracos o conhecimento limitado da promotora na área do comércio de retalho alimentar, o baixo valor de capitais próprios para investimento inicial, a inexistência de marca e a necessidade de legalização do espaço e obras de remodelação. Por outro lado os pontos fortes apontam para uma larga rede de contacto de produtores locais, existência de espaço próprio, conhecimento do público-alvo, proposta de conceito diferenciador, a experiência no antendimento ao público e formação e competências na área da gestão de empresas. Assim, tendo em consideração todos os pontos fortes e fracos do negócio bem como as oportunidades e ameaças externas detetadas, este projeto apresenta um plano de negócio que permite atingir os objetivos da empresa e satisfazer as necessidades do mercado. O projeto termina com a apresentação de um orçamento previsional associada à estratégia de negócio proposta, evidenciando um potencial de crescimento a médio-prazo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19T00:00:00Z
2018-11-19
2018-09
2019-04-16T10:45:52Z
2020-04-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/17853
TID:202055990
url http://hdl.handle.net/10071/17853
identifier_str_mv TID:202055990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134726192103424