Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14760 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.ºCEB. Este documento, de carácter obrigatório para a habilitação da docência nas áreas indicadas, apresenta a ação desenvolvida e respetiva reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Procurou-se, durante toda a ação desenvolvida na PES, selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento holístico dos alunos e favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas, adotando, assim, como base de trabalho a metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação, planificação, ação e reflexão. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender em que medida a articulação de saberes, entre conteúdos de Matemática e Ciências Naturais, influencia a motivação dos estudantes para a aprendizagem destas áreas. A adoção de uma atitude reflexiva e crítica foi essencial nas aprendizagens construídas, tendo sido essencial, no percurso da mestranda, o ciclo de supervisão e o contato com os diferentes intervenientes educativos que contribuíram para a melhoria de práticas e a construção da sua identidade profissional. Através da ação educativa, em diferentes contextos educativos, a mestranda compreendeu a importância de se comprometer e se dedicar à profissão que escolheu, surgindo como título para o seu relatório de estágio, Ser Professora: a profissão que escolhi abraçar. |
id |
RCAP_43a8f2015d5b84d7675ec27464dd0322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçarPrática de ensino supervisionadaInvestigação-AçãoReflexãoDesenvolvimento Pessoal e ProfissionalSupervised teaching practiceAction-researchReflection Personal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.ºCEB. Este documento, de carácter obrigatório para a habilitação da docência nas áreas indicadas, apresenta a ação desenvolvida e respetiva reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Procurou-se, durante toda a ação desenvolvida na PES, selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento holístico dos alunos e favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas, adotando, assim, como base de trabalho a metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação, planificação, ação e reflexão. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender em que medida a articulação de saberes, entre conteúdos de Matemática e Ciências Naturais, influencia a motivação dos estudantes para a aprendizagem destas áreas. A adoção de uma atitude reflexiva e crítica foi essencial nas aprendizagens construídas, tendo sido essencial, no percurso da mestranda, o ciclo de supervisão e o contato com os diferentes intervenientes educativos que contribuíram para a melhoria de práticas e a construção da sua identidade profissional. Através da ação educativa, em diferentes contextos educativos, a mestranda compreendeu a importância de se comprometer e se dedicar à profissão que escolheu, surgindo como título para o seu relatório de estágio, Ser Professora: a profissão que escolhi abraçar.This report appears in the curricular unit of the Supervised Teaching Practice (STP), which is part of the master's degree in teaching the 1st cycle of basic education (CBE) and mathematics and Natural Sciences of 2nd CBE. This document, which is mandatory for the qualification of teaching in the areas indicated, presents the action developed and its reflection on the action, sustained by theoretical and legal assumptions. During all the action developed in STP, we sought to select practices that allowed the holistic development of students and favored the acquisition of meaningful learning, thus adopting as a basis of work the methodology of Action research, using observation, planning, action and reflection. This internship report also exposes the research project, developed in Context 2nd CBE, where we sought to understand the extent to which the articulation of knowledge, between mathematics and natural sciences content, influences the motivation of students For the learning of these areas. The adoption of a reflexive and critical attitude was essential in the learning built, having been essential, in the course of the master, the cycle of supervision and contact with the different educational players who contributed to the improvement of practices and the Construction of their professional identity. Through educational action, in different educational contexts, the master student understood the importance of committing and dedicating himself to the profession he chose, appearing as a title for his internship report, being a teacher: the profession I chose to embrace.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Tânia Sofia Lopes2019-10-29T14:45:40Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14760TID:202418243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:33.467823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar |
title |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar |
spellingShingle |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar Silva, Tânia Sofia Lopes Prática de ensino supervisionada Investigação-Ação Reflexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional Supervised teaching practice Action-research Reflection Personal and professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar |
title_full |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar |
title_fullStr |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar |
title_full_unstemmed |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar |
title_sort |
Ser professora: a profissão que escolhi abraçar |
author |
Silva, Tânia Sofia Lopes |
author_facet |
Silva, Tânia Sofia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mascarenhas, Daniela Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tânia Sofia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Investigação-Ação Reflexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional Supervised teaching practice Action-research Reflection Personal and professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Investigação-Ação Reflexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional Supervised teaching practice Action-research Reflection Personal and professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.ºCEB. Este documento, de carácter obrigatório para a habilitação da docência nas áreas indicadas, apresenta a ação desenvolvida e respetiva reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Procurou-se, durante toda a ação desenvolvida na PES, selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento holístico dos alunos e favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas, adotando, assim, como base de trabalho a metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação, planificação, ação e reflexão. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender em que medida a articulação de saberes, entre conteúdos de Matemática e Ciências Naturais, influencia a motivação dos estudantes para a aprendizagem destas áreas. A adoção de uma atitude reflexiva e crítica foi essencial nas aprendizagens construídas, tendo sido essencial, no percurso da mestranda, o ciclo de supervisão e o contato com os diferentes intervenientes educativos que contribuíram para a melhoria de práticas e a construção da sua identidade profissional. Através da ação educativa, em diferentes contextos educativos, a mestranda compreendeu a importância de se comprometer e se dedicar à profissão que escolheu, surgindo como título para o seu relatório de estágio, Ser Professora: a profissão que escolhi abraçar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29T14:45:40Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14760 TID:202418243 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14760 |
identifier_str_mv |
TID:202418243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131437785415680 |