Ser professora: a profissão que escolhi abraçar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Sofia Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14760
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.ºCEB. Este documento, de carácter obrigatório para a habilitação da docência nas áreas indicadas, apresenta a ação desenvolvida e respetiva reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Procurou-se, durante toda a ação desenvolvida na PES, selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento holístico dos alunos e favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas, adotando, assim, como base de trabalho a metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação, planificação, ação e reflexão. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender em que medida a articulação de saberes, entre conteúdos de Matemática e Ciências Naturais, influencia a motivação dos estudantes para a aprendizagem destas áreas. A adoção de uma atitude reflexiva e crítica foi essencial nas aprendizagens construídas, tendo sido essencial, no percurso da mestranda, o ciclo de supervisão e o contato com os diferentes intervenientes educativos que contribuíram para a melhoria de práticas e a construção da sua identidade profissional. Através da ação educativa, em diferentes contextos educativos, a mestranda compreendeu a importância de se comprometer e se dedicar à profissão que escolheu, surgindo como título para o seu relatório de estágio, Ser Professora: a profissão que escolhi abraçar.
id RCAP_43a8f2015d5b84d7675ec27464dd0322
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser professora: a profissão que escolhi abraçarPrática de ensino supervisionadaInvestigação-AçãoReflexãoDesenvolvimento Pessoal e ProfissionalSupervised teaching practiceAction-researchReflection Personal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.ºCEB. Este documento, de carácter obrigatório para a habilitação da docência nas áreas indicadas, apresenta a ação desenvolvida e respetiva reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Procurou-se, durante toda a ação desenvolvida na PES, selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento holístico dos alunos e favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas, adotando, assim, como base de trabalho a metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação, planificação, ação e reflexão. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender em que medida a articulação de saberes, entre conteúdos de Matemática e Ciências Naturais, influencia a motivação dos estudantes para a aprendizagem destas áreas. A adoção de uma atitude reflexiva e crítica foi essencial nas aprendizagens construídas, tendo sido essencial, no percurso da mestranda, o ciclo de supervisão e o contato com os diferentes intervenientes educativos que contribuíram para a melhoria de práticas e a construção da sua identidade profissional. Através da ação educativa, em diferentes contextos educativos, a mestranda compreendeu a importância de se comprometer e se dedicar à profissão que escolheu, surgindo como título para o seu relatório de estágio, Ser Professora: a profissão que escolhi abraçar.This report appears in the curricular unit of the Supervised Teaching Practice (STP), which is part of the master's degree in teaching the 1st cycle of basic education (CBE) and mathematics and Natural Sciences of 2nd CBE. This document, which is mandatory for the qualification of teaching in the areas indicated, presents the action developed and its reflection on the action, sustained by theoretical and legal assumptions. During all the action developed in STP, we sought to select practices that allowed the holistic development of students and favored the acquisition of meaningful learning, thus adopting as a basis of work the methodology of Action research, using observation, planning, action and reflection. This internship report also exposes the research project, developed in Context 2nd CBE, where we sought to understand the extent to which the articulation of knowledge, between mathematics and natural sciences content, influences the motivation of students For the learning of these areas. The adoption of a reflexive and critical attitude was essential in the learning built, having been essential, in the course of the master, the cycle of supervision and contact with the different educational players who contributed to the improvement of practices and the Construction of their professional identity. Through educational action, in different educational contexts, the master student understood the importance of committing and dedicating himself to the profession he chose, appearing as a title for his internship report, being a teacher: the profession I chose to embrace.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Tânia Sofia Lopes2019-10-29T14:45:40Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14760TID:202418243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:33.467823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
title Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
spellingShingle Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
Silva, Tânia Sofia Lopes
Prática de ensino supervisionada
Investigação-Ação
Reflexão
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Supervised teaching practice
Action-research
Reflection Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
title_full Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
title_fullStr Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
title_full_unstemmed Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
title_sort Ser professora: a profissão que escolhi abraçar
author Silva, Tânia Sofia Lopes
author_facet Silva, Tânia Sofia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tânia Sofia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Investigação-Ação
Reflexão
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Supervised teaching practice
Action-research
Reflection Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Investigação-Ação
Reflexão
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Supervised teaching practice
Action-research
Reflection Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.ºCEB. Este documento, de carácter obrigatório para a habilitação da docência nas áreas indicadas, apresenta a ação desenvolvida e respetiva reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Procurou-se, durante toda a ação desenvolvida na PES, selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento holístico dos alunos e favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas, adotando, assim, como base de trabalho a metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação, planificação, ação e reflexão. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender em que medida a articulação de saberes, entre conteúdos de Matemática e Ciências Naturais, influencia a motivação dos estudantes para a aprendizagem destas áreas. A adoção de uma atitude reflexiva e crítica foi essencial nas aprendizagens construídas, tendo sido essencial, no percurso da mestranda, o ciclo de supervisão e o contato com os diferentes intervenientes educativos que contribuíram para a melhoria de práticas e a construção da sua identidade profissional. Através da ação educativa, em diferentes contextos educativos, a mestranda compreendeu a importância de se comprometer e se dedicar à profissão que escolheu, surgindo como título para o seu relatório de estágio, Ser Professora: a profissão que escolhi abraçar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T14:45:40Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14760
TID:202418243
url http://hdl.handle.net/10400.22/14760
identifier_str_mv TID:202418243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131437785415680