A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21259 |
Resumo: | O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento procurar espelhar todo o trabalho desenvolvido pelo mestrando ao longo de toda a prática profissional, como, também, apresentar saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que sustentaram a realização de toda a prática. O RE explana as experiências e aprendizagens concretizadas pelo mestrando, sendo o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos. De referir a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática, numa prática promotora de crescimento do mestrando, tanto pessoal como profissionalmente. Durante a PES, o mestrando teve contacto com o 1º e o 2º CEB, permitindo que tenha tido uma visão mais ampla das temáticas a abordar, mas, também, de transformação das estratégias e métodos utilizados, tendo em conta a adequação às características de cada contexto. Além do mais, neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida a Música influencia a aquisição e apreensão de conhecimentos matemáticos, em alunos do 2º ano de escolaridade. A PES apresentou-se como o início de um novo ciclo na vida do mestrando, fazendo-o alcançar um dos seus maiores objetivos: Ser professor. Este percurso permitiu perceber que a prática pedagógica é uma escola para a vida, onde os alunos são a orquestra que toca a sua própria sinfonia, pautada pelos seus sonhos. O professor, enquanto maestro, deve socorrer todas as necessidades, interesses e sonhos dos alunos, ajudando-os a tornar, naquela, a sinfonia mais bela das suas vidas. |
id |
RCAP_f356d5692851e18bfc6a4b17aaad773d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestraPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoReflexãoDesenvolvimento Pessoal e ProfissionalAdaptaçãoSupervised teaching practiceAction researchReflectionPersonal and Professional DevelopmentAdaptationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento procurar espelhar todo o trabalho desenvolvido pelo mestrando ao longo de toda a prática profissional, como, também, apresentar saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que sustentaram a realização de toda a prática. O RE explana as experiências e aprendizagens concretizadas pelo mestrando, sendo o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos. De referir a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática, numa prática promotora de crescimento do mestrando, tanto pessoal como profissionalmente. Durante a PES, o mestrando teve contacto com o 1º e o 2º CEB, permitindo que tenha tido uma visão mais ampla das temáticas a abordar, mas, também, de transformação das estratégias e métodos utilizados, tendo em conta a adequação às características de cada contexto. Além do mais, neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida a Música influencia a aquisição e apreensão de conhecimentos matemáticos, em alunos do 2º ano de escolaridade. A PES apresentou-se como o início de um novo ciclo na vida do mestrando, fazendo-o alcançar um dos seus maiores objetivos: Ser professor. Este percurso permitiu perceber que a prática pedagógica é uma escola para a vida, onde os alunos são a orquestra que toca a sua própria sinfonia, pautada pelos seus sonhos. O professor, enquanto maestro, deve socorrer todas as necessidades, interesses e sonhos dos alunos, ajudando-os a tornar, naquela, a sinfonia mais bela das suas vidas.This internship report (RE) is part of the curricular unit (UC) of Supervised Teaching Practice (PES), included in the study plan of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in 2nd Basic Education. This document seeks to reflect all the work developed by the student throughout the professional practice, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge that supported the entire practice. The RE explains the experiences and learning achieved by the master student, being the culmination of his pedagogical and training practice, based on constructivist and meaningful paradigms. It is worth mentioning the importance of all the participants in the supervision and cooperation cycle, making this practice a practice that promotes the master's growth, both personally and professionally. During the PES, the student had contact with the 1st and 2nd CEB, allowing him to have a broader view of the themes to be addressed, but also to transform the strategies and methods used, taking into account the adequacy to the characteristics of each context. Moreover, this document presents the investigative component, in the format of a scientific article, which sought to investigate to what extent music can influence the acquisition and apprehension of mathematical knowledge in 2nd grade students. Thus, the PES presented itself as the beginning of a new cycle in the life of the master's student, making him reach one of his greatest goals: Being a teacher. This journey allowed him to realize that pedagogical practice is a school for life, where students are the orchestra that plays their own symphony, guided by their dreams. The teacher, as a conductor, must help all the needs, interests and dreams of the students, helping them to make, in that, the most beautiful symphony of their lives.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaBessa, RuiRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, João Figueiredo da2022-12-29T12:23:44Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21259TID:203142675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:19.052042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra |
title |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra |
spellingShingle |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra Silva, João Figueiredo da Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Reflexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional Adaptação Supervised teaching practice Action research Reflection Personal and Professional Development Adaptation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra |
title_full |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra |
title_fullStr |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra |
title_full_unstemmed |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra |
title_sort |
A sinfonia da sala de aula: Onde todos se sentem parte da orquestra |
author |
Silva, João Figueiredo da |
author_facet |
Silva, João Figueiredo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mascarenhas, Daniela Bessa, Rui Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Figueiredo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Reflexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional Adaptação Supervised teaching practice Action research Reflection Personal and Professional Development Adaptation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Reflexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional Adaptação Supervised teaching practice Action research Reflection Personal and Professional Development Adaptation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento procurar espelhar todo o trabalho desenvolvido pelo mestrando ao longo de toda a prática profissional, como, também, apresentar saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que sustentaram a realização de toda a prática. O RE explana as experiências e aprendizagens concretizadas pelo mestrando, sendo o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentado em paradigmas construtivistas e significativos. De referir a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática, numa prática promotora de crescimento do mestrando, tanto pessoal como profissionalmente. Durante a PES, o mestrando teve contacto com o 1º e o 2º CEB, permitindo que tenha tido uma visão mais ampla das temáticas a abordar, mas, também, de transformação das estratégias e métodos utilizados, tendo em conta a adequação às características de cada contexto. Além do mais, neste documento, apresenta-se a componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida a Música influencia a aquisição e apreensão de conhecimentos matemáticos, em alunos do 2º ano de escolaridade. A PES apresentou-se como o início de um novo ciclo na vida do mestrando, fazendo-o alcançar um dos seus maiores objetivos: Ser professor. Este percurso permitiu perceber que a prática pedagógica é uma escola para a vida, onde os alunos são a orquestra que toca a sua própria sinfonia, pautada pelos seus sonhos. O professor, enquanto maestro, deve socorrer todas as necessidades, interesses e sonhos dos alunos, ajudando-os a tornar, naquela, a sinfonia mais bela das suas vidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29T12:23:44Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21259 TID:203142675 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21259 |
identifier_str_mv |
TID:203142675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554522875101184 |