Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2609 |
Resumo: | A escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas. Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza. A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados. |
id |
RCAP_43e9befef8145fe548479b5b7c1318c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, IslândiaTurismo de naturezamotivações turísticasfatores push&pullecoturismoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteA escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas. Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza. A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados.Viana, Ana Sofia da CostaJorge, João Paulo da Conceição SilvaIC-OnlineRibeiro, Vilma Isabel Alves2017-06-19T13:51:05Z2017-06-072017-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2609TID:201706490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:56.564361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia |
title |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia |
spellingShingle |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia Ribeiro, Vilma Isabel Alves Turismo de natureza motivações turísticas fatores push&pull ecoturismo Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente |
title_short |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia |
title_full |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia |
title_fullStr |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia |
title_full_unstemmed |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia |
title_sort |
Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia |
author |
Ribeiro, Vilma Isabel Alves |
author_facet |
Ribeiro, Vilma Isabel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Ana Sofia da Costa Jorge, João Paulo da Conceição Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Vilma Isabel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo de natureza motivações turísticas fatores push&pull ecoturismo Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente |
topic |
Turismo de natureza motivações turísticas fatores push&pull ecoturismo Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente |
description |
A escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas. Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza. A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-19T13:51:05Z 2017-06-07 2017-06-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2609 TID:201706490 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2609 |
identifier_str_mv |
TID:201706490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136963643572224 |