Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61597 |
Resumo: | A partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios. |
id |
RCAP_44003d2cbdf0ffcfd35468b769814742 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professoresFormação inicialEstudo de aulaLesson studyMatemáticaConhecimento didáticoA partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios.Associação de Professores de MatemáticaRepositório da Universidade de LisboaMartins, MicaelaDuarte, NicolePonte, João Pedro da2024-01-04T15:05:38Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61597porMartins, M., Duarte, N., & Ponte, J.P. (2003). Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, 32(1), 120-141. https://doi.org/10.48489/quadrante.287370872-3915https://doi.org/10.48489/quadrante.28737info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-08T01:16:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:43.751889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores |
title |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores |
spellingShingle |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores Martins, Micaela Formação inicial Estudo de aula Lesson study Matemática Conhecimento didático |
title_short |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores |
title_full |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores |
title_fullStr |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores |
title_full_unstemmed |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores |
title_sort |
Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores |
author |
Martins, Micaela |
author_facet |
Martins, Micaela Duarte, Nicole Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Nicole Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Micaela Duarte, Nicole Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Estudo de aula Lesson study Matemática Conhecimento didático |
topic |
Formação inicial Estudo de aula Lesson study Matemática Conhecimento didático |
description |
A partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-04T15:05:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61597 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, M., Duarte, N., & Ponte, J.P. (2003). Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores. Quadrante, 32(1), 120-141. https://doi.org/10.48489/quadrante.28737 0872-3915 https://doi.org/10.48489/quadrante.28737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136789436301312 |