Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1076 |
Resumo: | Vivemos numa sociedade em que, diariamente, somos confrontados com o código escrito, num apelo constante à leitura e à decifração; paralelamente, as tecnologias assumiram um papel preponderante, desafiando-nos constantemente e levando-nos a desenvolver novas competências e literacias. O desinteresse dos jovens pela leitura, associado aos fracos resultados dos alunos portugueses em testes de literacia, remetem-nos para uma reflexão profunda pois, se pretendemos formar jovens autónomos, responsáveis e interventivos, capazes de construir conhecimento através da interacção e partilha, devemos ajudá-los a desenvolver meios de aceder à informação e transformá-la em conhecimento, e isto passa obrigatoriamente pela leitura. Assim, atendendo a que a criança é um ser social, integrada em diferentes contextos que contribuem para a sua formação, entendemos que o Jardim de Infância (complementado pela biblioteca escolar), a família e a sociedade em geral devem desenvolver esforços concertados, na promoção de hábitos de leitura e na formação de leitores competentes. Neste projecto – Leitura Partilhada entre o Jardim de Infância e a Família - pretendemos envolver os pais em actividades de promoção da leitura, em articulação com o Jardim de Infância, objectivando-se a melhoria dos níveis de literacia, porque acreditamos que é de pequenina que a criança deve ser incentivada à leitura e a participar na aventura da descoberta do prazer de ler. Para a sua concretização, realizámos uma investigação sobre hábitos de leitura das famílias e crianças de um grupo de Jardim de Infância, e implementámos diversas actividades de promoção de leitura com o objectivo de, entre outros, criar hábitos de leitura familiar e formar leitores. |
id |
RCAP_5c7c1e9a28d354c5a2d88f7e73a06b0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervençãoEducação familiarJardim de infânciaInteresse pela leitura -- animaçãoLeitura funcionalEnsino inicial -- leituraHábitos de leituraBiblioteca escolarVivemos numa sociedade em que, diariamente, somos confrontados com o código escrito, num apelo constante à leitura e à decifração; paralelamente, as tecnologias assumiram um papel preponderante, desafiando-nos constantemente e levando-nos a desenvolver novas competências e literacias. O desinteresse dos jovens pela leitura, associado aos fracos resultados dos alunos portugueses em testes de literacia, remetem-nos para uma reflexão profunda pois, se pretendemos formar jovens autónomos, responsáveis e interventivos, capazes de construir conhecimento através da interacção e partilha, devemos ajudá-los a desenvolver meios de aceder à informação e transformá-la em conhecimento, e isto passa obrigatoriamente pela leitura. Assim, atendendo a que a criança é um ser social, integrada em diferentes contextos que contribuem para a sua formação, entendemos que o Jardim de Infância (complementado pela biblioteca escolar), a família e a sociedade em geral devem desenvolver esforços concertados, na promoção de hábitos de leitura e na formação de leitores competentes. Neste projecto – Leitura Partilhada entre o Jardim de Infância e a Família - pretendemos envolver os pais em actividades de promoção da leitura, em articulação com o Jardim de Infância, objectivando-se a melhoria dos níveis de literacia, porque acreditamos que é de pequenina que a criança deve ser incentivada à leitura e a participar na aventura da descoberta do prazer de ler. Para a sua concretização, realizámos uma investigação sobre hábitos de leitura das famílias e crianças de um grupo de Jardim de Infância, e implementámos diversas actividades de promoção de leitura com o objectivo de, entre outros, criar hábitos de leitura familiar e formar leitores.We live in a society in which we’re daily faced with the written code, in a constant plea to reading and decoding; technologies have also take on a prevailing role, always challenging us and making us develop new skills and literacies. The young people’s lack of interest in reading, associated with the Portuguese students’ poor results in literacy tests, refers us to a deep reflection because, if we plan to educate independent, responsible and participant young, capable of building knowledge through interaction and sharing, we must help them develop resources to access the information and turn it into knowledge, and this is mandatorily allied to reading. So, given that the child is social being, incorporated in various contexts that contribute to its education, we think that the kindergarten (supplemented with the school library), the family and society in general should make a combined effort to promote reading habits and educate qualified readers. In this project – Shared Reading between the Kindergarten and the Family, we plan to involve the parents in reading promoting activities, in concurrence with the kindergarten in order to improve the literacy levels, as we believe that the child should be encouraged to read and participate in the adventure of discovering the pleasure of reading, from an early age. To materialize the project, we’ve investigated the families and the kindergarten children’s reading habits and executed an assortment of reading promotion activities, with the purpose of, among others, create family reading habits and educate skilled readers.2010-12-29T12:33:51Z2013-05-20T14:03:33Z2010-09-01T00:00:00Z2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1076porSantos, Maria Manuela de Matos Alves de Sá dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.288189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção |
title |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção |
spellingShingle |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção Santos, Maria Manuela de Matos Alves de Sá dos Educação familiar Jardim de infância Interesse pela leitura -- animação Leitura funcional Ensino inicial -- leitura Hábitos de leitura Biblioteca escolar |
title_short |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção |
title_full |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção |
title_fullStr |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção |
title_full_unstemmed |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção |
title_sort |
Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção |
author |
Santos, Maria Manuela de Matos Alves de Sá dos |
author_facet |
Santos, Maria Manuela de Matos Alves de Sá dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Manuela de Matos Alves de Sá dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação familiar Jardim de infância Interesse pela leitura -- animação Leitura funcional Ensino inicial -- leitura Hábitos de leitura Biblioteca escolar |
topic |
Educação familiar Jardim de infância Interesse pela leitura -- animação Leitura funcional Ensino inicial -- leitura Hábitos de leitura Biblioteca escolar |
description |
Vivemos numa sociedade em que, diariamente, somos confrontados com o código escrito, num apelo constante à leitura e à decifração; paralelamente, as tecnologias assumiram um papel preponderante, desafiando-nos constantemente e levando-nos a desenvolver novas competências e literacias. O desinteresse dos jovens pela leitura, associado aos fracos resultados dos alunos portugueses em testes de literacia, remetem-nos para uma reflexão profunda pois, se pretendemos formar jovens autónomos, responsáveis e interventivos, capazes de construir conhecimento através da interacção e partilha, devemos ajudá-los a desenvolver meios de aceder à informação e transformá-la em conhecimento, e isto passa obrigatoriamente pela leitura. Assim, atendendo a que a criança é um ser social, integrada em diferentes contextos que contribuem para a sua formação, entendemos que o Jardim de Infância (complementado pela biblioteca escolar), a família e a sociedade em geral devem desenvolver esforços concertados, na promoção de hábitos de leitura e na formação de leitores competentes. Neste projecto – Leitura Partilhada entre o Jardim de Infância e a Família - pretendemos envolver os pais em actividades de promoção da leitura, em articulação com o Jardim de Infância, objectivando-se a melhoria dos níveis de literacia, porque acreditamos que é de pequenina que a criança deve ser incentivada à leitura e a participar na aventura da descoberta do prazer de ler. Para a sua concretização, realizámos uma investigação sobre hábitos de leitura das famílias e crianças de um grupo de Jardim de Infância, e implementámos diversas actividades de promoção de leitura com o objectivo de, entre outros, criar hábitos de leitura familiar e formar leitores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-29T12:33:51Z 2010-09-01T00:00:00Z 2010-09 2013-05-20T14:03:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1076 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131619924115456 |