Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10445 |
Resumo: | Este projeto de investigação tem como tema “Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância” e como objetivo principal pretendo responder a questão-problema “Como organizar os momentos da refeição de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para se compreender a importância dos momentos da refeição, foi necessária uma reflexão sobre os aspetos principais que fundamentam este trabalho, sendo eles a forma como é visto o momento da refeição no nosso quotidiano; o espaço do refeitório como um não-lugar, ou seja, um lugar sem significado para quem por lá passa; a promoção da participação das crianças nestes momentos e a sua crescente autonomia; e a importância que as relações em contexto educativo desempenham para que tudo isto seja possível de se alcançar. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação, onde parti de uma situação fragilizada, ou seja, os momentos da refeição nos contextos de estágio, refleti sobre os mesmos e procurei encontrar estratégias para melhorá-los, as quais apresento no trabalho, sempre de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Ao longo de todo este trabalho, pretendo fazer transparecer as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância relativamente a estes momentos, tendo sido apoiada e refletido conjuntamente com a orientadora do projeto, os orientadores de estágio e as educadoras cooperantes que acompanhei. |
id |
RCAP_453a9a55ee87114d84a9fd460027cee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10445 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infânciaEducação de infânciaMomentos da refeiçãoParticipaçãoAutonomiaRelações em contexto educativoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de investigaçãoChildhood educationMeal timesParticipationAutonomyRelations in educational contextEste projeto de investigação tem como tema “Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância” e como objetivo principal pretendo responder a questão-problema “Como organizar os momentos da refeição de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para se compreender a importância dos momentos da refeição, foi necessária uma reflexão sobre os aspetos principais que fundamentam este trabalho, sendo eles a forma como é visto o momento da refeição no nosso quotidiano; o espaço do refeitório como um não-lugar, ou seja, um lugar sem significado para quem por lá passa; a promoção da participação das crianças nestes momentos e a sua crescente autonomia; e a importância que as relações em contexto educativo desempenham para que tudo isto seja possível de se alcançar. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação, onde parti de uma situação fragilizada, ou seja, os momentos da refeição nos contextos de estágio, refleti sobre os mesmos e procurei encontrar estratégias para melhorá-los, as quais apresento no trabalho, sempre de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Ao longo de todo este trabalho, pretendo fazer transparecer as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância relativamente a estes momentos, tendo sido apoiada e refletido conjuntamente com a orientadora do projeto, os orientadores de estágio e as educadoras cooperantes que acompanhei.The theme of this research project is "The moments of the meal in day care and kindergarten, childhood" and as its main objective, I intend to answer the question-problem "How to organize the meal times in order to promote the autonomy and participation of children? ". To understand the importance of meal times, reflection was needed about the key issues that underlying this work, which are the way it is seen the meal time in our daily rotines; the space of the cafeteria as a non-place, which means, a meaningless place for who passes by; promoting the participation of children at these times and their growing autonomy; and the importance that relations in an educational context has for this become possible to achieve. This project was based on the methodology of research-action, where I started from a fragile situation, in other words, the moments of the meal in the internship contexts, reflect on them and tried to find strategies to improve them, which I present through this work, always to contribute to the personal and social development of children. Throughout this work, I intend to show my prospects as a future kindergarten teacher for these moments, being supported and reflected together with the advisor of the project, internships supervisors and cooperating teachers that I followed.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalLemos, ÂngelaRepositório ComumAlcobia, Viviana Maior2015-12-07T12:40:13Z2015-112015-122015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10445TID:201604469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.696093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância |
title |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância |
spellingShingle |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância Alcobia, Viviana Maior Educação de infância Momentos da refeição Participação Autonomia Relações em contexto educativo Relatório de projeto de investigação Relatório de investigação Childhood education Meal times Participation Autonomy Relations in educational context |
title_short |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância |
title_full |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância |
title_fullStr |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância |
title_sort |
Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância |
author |
Alcobia, Viviana Maior |
author_facet |
Alcobia, Viviana Maior |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lemos, Ângela Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcobia, Viviana Maior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Momentos da refeição Participação Autonomia Relações em contexto educativo Relatório de projeto de investigação Relatório de investigação Childhood education Meal times Participation Autonomy Relations in educational context |
topic |
Educação de infância Momentos da refeição Participação Autonomia Relações em contexto educativo Relatório de projeto de investigação Relatório de investigação Childhood education Meal times Participation Autonomy Relations in educational context |
description |
Este projeto de investigação tem como tema “Os momentos da refeição em creche e jardim-de-infância” e como objetivo principal pretendo responder a questão-problema “Como organizar os momentos da refeição de forma a promover a autonomia e a participação das crianças?”. Para se compreender a importância dos momentos da refeição, foi necessária uma reflexão sobre os aspetos principais que fundamentam este trabalho, sendo eles a forma como é visto o momento da refeição no nosso quotidiano; o espaço do refeitório como um não-lugar, ou seja, um lugar sem significado para quem por lá passa; a promoção da participação das crianças nestes momentos e a sua crescente autonomia; e a importância que as relações em contexto educativo desempenham para que tudo isto seja possível de se alcançar. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação, onde parti de uma situação fragilizada, ou seja, os momentos da refeição nos contextos de estágio, refleti sobre os mesmos e procurei encontrar estratégias para melhorá-los, as quais apresento no trabalho, sempre de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Ao longo de todo este trabalho, pretendo fazer transparecer as minhas perspetivas enquanto futura educadora de infância relativamente a estes momentos, tendo sido apoiada e refletido conjuntamente com a orientadora do projeto, os orientadores de estágio e as educadoras cooperantes que acompanhei. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07T12:40:13Z 2015-11 2015-12 2015-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10445 TID:201604469 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10445 |
identifier_str_mv |
TID:201604469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135336335409152 |