HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767 |
Resumo: | Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação deacadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembroa outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevistasemiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foramrespeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nasseguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formaçãoacadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelobiomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta deconstrução profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formaçãode acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito. |
id |
UFPR-15_f1a31585c329bd36b7e558661379d5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/39767 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATESPRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEMPRÁCTICAS EDUCATIVAS EN SALUD EN LA FORMACIÓN DE ACADÉMICOS DE ENFERMERÍAHealth education; Nursing students; Health promotion.Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud.EnfermagemEducação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde.Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação deacadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembroa outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevistasemiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foramrespeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nasseguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formaçãoacadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelobiomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta deconstrução profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formaçãode acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito.The aim of this study was to understand theimportance of health education practices in the trainingof nursing undergraduate students, through a qualitativedescriptive study, conducted between September andOctober 2014 with fifty nursing undergraduates. Datawere collected by means of semi-structured interviews;the statements were organized and analyzed according tothe Collective Subject Discourse. Ethical standards wereapplied by means of opinion 889.504. Three syntheticdiscourses emerged, anchored on the following core ideas:concept of health education; importance of educationalpractices in academic education; and, difficulties inperforming educational activities. It can be noted thatthere are similarities between the biomedical model andthe implementation of educational activities; however,these are evidenced as an important professional buildingtool. Health education occupies a prominent position inthe training of nursing students; however, it is necessaryto rediscuss its concept.El objetivo de la investigación fue comprenderla importancia de las prácticas educativas en salud para laformación de académicos de enfermería, por medio de unestudio descriptivo cualitativo, realizado entre los meses deseptiembre y octubre de 2014 con cincuenta estudiantes deenfermería. Las informaciones fueron obtenidas por entrevistasemiestructurada; los testimonios, organizados y analizadosde acuerdo con el Discurso del Sujeto Colectivo. Fueronrespetadas las normas éticas por medio del parecer 889.504.Surgieron tres discursos síntesis, fundamentados en las siguientesideas centrales: concepto de Educación en Salud; importanciade las prácticas educativas en la formación académica; ydificultades al ejecutar actividades educativas. Se percibe quehay convergencias entre el modelo biomédico y la ejecución delas actividades educativas, pero estas son evidenciadas comoimportantes herramientas de construcción profesional. Así, seconcluye que la Educación en Salud es esencial en la formaciónde académicos de enfermería, siendo necesario, sin embargo,rediscutir su concepto.Universidade Federal do ParanáPereira, Francisco Gilberto FernandesCaetano, Joselany ÁfioMoreira, Juliana FaheinaAtaíde, Márcia Barroso Camilo2015-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3976710.5380/ce.v20i2.39767Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25546https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25547https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19899https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19900https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19901https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19902https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19903https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19947https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20406https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20407info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:45:14Zoai:revistas.ufpr.br:article/39767Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:45:14Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PRÁCTICAS EDUCATIVAS EN SALUD EN LA FORMACIÓN DE ACADÉMICOS DE ENFERMERÍA |
title |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES |
spellingShingle |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES Pereira, Francisco Gilberto Fernandes Health education; Nursing students; Health promotion. Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud. Enfermagem Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde. |
title_short |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES |
title_full |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES |
title_fullStr |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES |
title_full_unstemmed |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES |
title_sort |
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES |
author |
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes |
author_facet |
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes Caetano, Joselany Áfio Moreira, Juliana Faheina Ataíde, Márcia Barroso Camilo |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Joselany Áfio Moreira, Juliana Faheina Ataíde, Márcia Barroso Camilo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes Caetano, Joselany Áfio Moreira, Juliana Faheina Ataíde, Márcia Barroso Camilo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Health education; Nursing students; Health promotion. Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud. Enfermagem Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde. |
topic |
Health education; Nursing students; Health promotion. Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud. Enfermagem Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde. |
description |
Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação deacadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembroa outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevistasemiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foramrespeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nasseguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formaçãoacadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelobiomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta deconstrução profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formaçãode acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767 10.5380/ce.v20i2.39767 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v20i2.39767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25546 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25547 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19899 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19900 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19901 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19902 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19903 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19947 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20406 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015) Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015) Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v20i2 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068293518917632 |