Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fialho, Adolfo Fernando da Fonte, Medeiros, Carla, Jarimba, Ivo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4359
Resumo: A Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.
id RCAP_45dd02ecc885d03d3acbb4f0131f5a9a
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticosMatemáticaExpressão PlásticaEnsino Básico (1.º Ciclo)PerímetroÁreaCalçada PortuguesaTapetes DecorativosAzulejos de TruchetA Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática ElementarRepositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaFialho, Adolfo Fernando da FonteMedeiros, CarlaJarimba, Ivo2017-09-07T10:17:30Z2017-07-292017-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4359porFialho, A., Teixeira, R. C., Medeiros, C. & Jarimba, I. (2017). Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 127-143.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:30Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:44.648758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
title Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
spellingShingle Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Matemática
Expressão Plástica
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Perímetro
Área
Calçada Portuguesa
Tapetes Decorativos
Azulejos de Truchet
title_short Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
title_full Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
title_fullStr Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
title_full_unstemmed Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
title_sort Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
author Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author_facet Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Medeiros, Carla
Jarimba, Ivo
author_role author
author2 Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Medeiros, Carla
Jarimba, Ivo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Medeiros, Carla
Jarimba, Ivo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Expressão Plástica
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Perímetro
Área
Calçada Portuguesa
Tapetes Decorativos
Azulejos de Truchet
topic Matemática
Expressão Plástica
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Perímetro
Área
Calçada Portuguesa
Tapetes Decorativos
Azulejos de Truchet
description A Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-07T10:17:30Z
2017-07-29
2017-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4359
url http://hdl.handle.net/10400.3/4359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, A., Teixeira, R. C., Medeiros, C. & Jarimba, I. (2017). Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 127-143.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130721986543616