Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4359 |
Resumo: | A Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica. |
id |
RCAP_45dd02ecc885d03d3acbb4f0131f5a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticosMatemáticaExpressão PlásticaEnsino Básico (1.º Ciclo)PerímetroÁreaCalçada PortuguesaTapetes DecorativosAzulejos de TruchetA Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática ElementarRepositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaFialho, Adolfo Fernando da FonteMedeiros, CarlaJarimba, Ivo2017-09-07T10:17:30Z2017-07-292017-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4359porFialho, A., Teixeira, R. C., Medeiros, C. & Jarimba, I. (2017). Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 127-143.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:30Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:44.648758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos |
title |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos |
spellingShingle |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha Matemática Expressão Plástica Ensino Básico (1.º Ciclo) Perímetro Área Calçada Portuguesa Tapetes Decorativos Azulejos de Truchet |
title_short |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos |
title_full |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos |
title_fullStr |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos |
title_full_unstemmed |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos |
title_sort |
Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos |
author |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
author_facet |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha Fialho, Adolfo Fernando da Fonte Medeiros, Carla Jarimba, Ivo |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte Medeiros, Carla Jarimba, Ivo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha Fialho, Adolfo Fernando da Fonte Medeiros, Carla Jarimba, Ivo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Expressão Plástica Ensino Básico (1.º Ciclo) Perímetro Área Calçada Portuguesa Tapetes Decorativos Azulejos de Truchet |
topic |
Matemática Expressão Plástica Ensino Básico (1.º Ciclo) Perímetro Área Calçada Portuguesa Tapetes Decorativos Azulejos de Truchet |
description |
A Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-07T10:17:30Z 2017-07-29 2017-07-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4359 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fialho, A., Teixeira, R. C., Medeiros, C. & Jarimba, I. (2017). Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 127-143. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130721986543616 |