Aprender, refletindo sobre um percurso profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Maria Alves Batista de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14799
Resumo: No âmbito da ação supervisiva, surge necessária uma reflexão sobre os quadros teóricos e os contributos que estes afiguram para a minha ação docente. Assim, trato neste trabalho de refletir sobre os momentos da minha carreira docente, nomeadamente sobre os que se referem a funções avaliativas e/ou supervisivas. Tendo iniciado a minha vida profissional como educadora, prossegui estudos em Ciências Religiosas, cujo último ano é de estágio supervisionado. Enquanto professora de EMRC, desempenhei também funções enquanto Representante de Grupo Disciplinar, Coordenadora de Departamento, Membro do Conselho Geral e Orientadora de Estágio (este último particularmente relevante para este trabalho). Balizados estes episódios, procuro fazer uma investigação de quadros teóricos sobre supervisão, à luz dos quais elaboro uma posição crítica, numa perspetiva de reflexão para a ação. Defendo no trabalho o modelo de investigação-ação como estratégia privilegiada de formação inicial, em ordem à autonomia, com os pressupostos de negociação, comunicação e colaboração na prática docente, em geral, e no estágio supervisionado, em particular. No que respeita ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, defendo que a estimulação do caráter reflexivo deve acompanhar a prática profissional, visando a reconstrução pessoal para a transformação social.
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