Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Synko, Tetiana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9206
Resumo: Os hotéis enfrentam desafios na maximização das receitas devido à natureza imprevisível do mercado, sazonalidade, concorrência, e comportamentos do consumidor, tornando difícil planear quantas unidades vender, a que preço e a quem. Revenue Management (RM) é uma ferramenta que ajuda os gestores de hotéis a tomar decisões informadas, utilizando sistemas de informação e técnicas de preços para alocar capacidade aos clientes certos, ao preço e no momento certo. Ao categorizar eficazmente os clientes e ajustar os preços com base na procura e na segmentação, os hotéis podem otimizar recursos e aumentar a rendibilidade. Os revenue managers (RMs) qualificados desempenham um papel crucial na implementação de práticas de RM e as suas funções e características são essenciais para que os hotéis tenham sucesso num mercado competitivo. Os objetivos deste estudo englobam a avaliação da aplicação das práticas de RM em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal, com foco na identificação das ferramentas utilizadas. Além disso, a investigação visa verificar a existência de profissionais com formação específica em RM, explorando as funções e características mais importantes. A abordagem metodológica escolhida é de natureza descritiva, empregando métodos quantitativos e questionário como instrumentos de recolha de dados. O estudo assenta numa revisão de literatura sobre o tema o que se revela fundamental para a elaboração do questionário. Os resultados da pesquisa indicam uma ampla adoção do RM nos hotéis em estudo, com todos os estabelecimentos confirmando a implementação de práticas. As ferramentas mais comuns incluem análise da concorrência, dynamic pricing e previsões. A presença de RMs com formação específica é reconhecida como importante, sendo que as características essenciais de um RMr incluem formação específica em RM e habilidades analíticas. A gestão de tarifas é destacada como função crucial, juntamente com a previsão e de análise dos indicadores de desempenho para otimizar a rendibilidade hoteleira.
id RCAP_46a928f8e9da1862bf6ee722128cb074
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em PortugalRevenue ManagementRevenue managerHotelariaTurismoHospitalityTourismDomínio/Área Científica::Ciências SociaisOs hotéis enfrentam desafios na maximização das receitas devido à natureza imprevisível do mercado, sazonalidade, concorrência, e comportamentos do consumidor, tornando difícil planear quantas unidades vender, a que preço e a quem. Revenue Management (RM) é uma ferramenta que ajuda os gestores de hotéis a tomar decisões informadas, utilizando sistemas de informação e técnicas de preços para alocar capacidade aos clientes certos, ao preço e no momento certo. Ao categorizar eficazmente os clientes e ajustar os preços com base na procura e na segmentação, os hotéis podem otimizar recursos e aumentar a rendibilidade. Os revenue managers (RMs) qualificados desempenham um papel crucial na implementação de práticas de RM e as suas funções e características são essenciais para que os hotéis tenham sucesso num mercado competitivo. Os objetivos deste estudo englobam a avaliação da aplicação das práticas de RM em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal, com foco na identificação das ferramentas utilizadas. Além disso, a investigação visa verificar a existência de profissionais com formação específica em RM, explorando as funções e características mais importantes. A abordagem metodológica escolhida é de natureza descritiva, empregando métodos quantitativos e questionário como instrumentos de recolha de dados. O estudo assenta numa revisão de literatura sobre o tema o que se revela fundamental para a elaboração do questionário. Os resultados da pesquisa indicam uma ampla adoção do RM nos hotéis em estudo, com todos os estabelecimentos confirmando a implementação de práticas. As ferramentas mais comuns incluem análise da concorrência, dynamic pricing e previsões. A presença de RMs com formação específica é reconhecida como importante, sendo que as características essenciais de um RMr incluem formação específica em RM e habilidades analíticas. A gestão de tarifas é destacada como função crucial, juntamente com a previsão e de análise dos indicadores de desempenho para otimizar a rendibilidade hoteleira.Hotels face challenges in maximizing revenues due to the unpredictable nature of the market, seasonality, competition, and consumer behavior, making it difficult to plan how many units to sell, at what price, and to whom. Revenue Management (RM) is a tool that assists hotel managers in making informed decisions by using information systems and pricing techniques to allocate capacity to the right customers, at the right price, and at the right time. By effectively categorizing customers and adjusting prices based on demand and segmentation, hotels can optimize resources and increase profitability. Qualified revenue managers (RMs) play a crucial role in implementing RM practices, and their functions and characteristics are essential for hotels to succeed in a competitive market. The objectives of this study encompass evaluating the application of RM practices in three, four, and five-star hotels located in Portugal, with a focus on identifying the tools used. Additionally, the research aims to verify the presence of professionals with specific RM training, exploring their most important functions and characteristics. The chosen methodological approach is descriptive in nature, employing quantitative methods and questionnaires as data collection instruments. The study is grounded in a literature review on the subject, which is fundamental for the development of the questionnaire. The research results indicate widespread adoption of RM in the studied hotels, with all establishments confirming the implementation of RM practices. The most common tools include competitive analysis, dynamic pricing, and forecasting. The presence of RMs with specific training is recognized as important, with essential characteristics of an RMr being specific RM training and analytical skills. Tariff management is highlighted as a crucial function, along with forecasting and performance indicator analysis to optimize hotel profitability.Ferreira, Cátia Nunes MalheirosGomes, Conceição Ilda da SilvaIC-OnlineSynko, Tetiana2024-01-08T17:51:54Z2023-12-192023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9206TID:203454642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:11Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:49.254084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
title Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
spellingShingle Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
Synko, Tetiana
Revenue Management
Revenue manager
Hotelaria
Turismo
Hospitality
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
title_full Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
title_fullStr Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
title_full_unstemmed Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
title_sort Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal
author Synko, Tetiana
author_facet Synko, Tetiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Cátia Nunes Malheiros
Gomes, Conceição Ilda da Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Synko, Tetiana
dc.subject.por.fl_str_mv Revenue Management
Revenue manager
Hotelaria
Turismo
Hospitality
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Revenue Management
Revenue manager
Hotelaria
Turismo
Hospitality
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Os hotéis enfrentam desafios na maximização das receitas devido à natureza imprevisível do mercado, sazonalidade, concorrência, e comportamentos do consumidor, tornando difícil planear quantas unidades vender, a que preço e a quem. Revenue Management (RM) é uma ferramenta que ajuda os gestores de hotéis a tomar decisões informadas, utilizando sistemas de informação e técnicas de preços para alocar capacidade aos clientes certos, ao preço e no momento certo. Ao categorizar eficazmente os clientes e ajustar os preços com base na procura e na segmentação, os hotéis podem otimizar recursos e aumentar a rendibilidade. Os revenue managers (RMs) qualificados desempenham um papel crucial na implementação de práticas de RM e as suas funções e características são essenciais para que os hotéis tenham sucesso num mercado competitivo. Os objetivos deste estudo englobam a avaliação da aplicação das práticas de RM em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal, com foco na identificação das ferramentas utilizadas. Além disso, a investigação visa verificar a existência de profissionais com formação específica em RM, explorando as funções e características mais importantes. A abordagem metodológica escolhida é de natureza descritiva, empregando métodos quantitativos e questionário como instrumentos de recolha de dados. O estudo assenta numa revisão de literatura sobre o tema o que se revela fundamental para a elaboração do questionário. Os resultados da pesquisa indicam uma ampla adoção do RM nos hotéis em estudo, com todos os estabelecimentos confirmando a implementação de práticas. As ferramentas mais comuns incluem análise da concorrência, dynamic pricing e previsões. A presença de RMs com formação específica é reconhecida como importante, sendo que as características essenciais de um RMr incluem formação específica em RM e habilidades analíticas. A gestão de tarifas é destacada como função crucial, juntamente com a previsão e de análise dos indicadores de desempenho para otimizar a rendibilidade hoteleira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2023-12-19T00:00:00Z
2024-01-08T17:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9206
TID:203454642
url http://hdl.handle.net/10400.8/9206
identifier_str_mv TID:203454642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137008864460800