O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paniago, Rosenilde Nogueira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sarmento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/51941
Resumo: Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.
id RCAP_4708571b0cb34aa4bfd046098a649f47
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileirosThe internship process over seen the training of portuguese and brazilian teachersLa etapa del proceso de supervisión en la formación de profesores portugueses y brasileñosEstágio supervisionadoFormação de professoresAprendizagem da docênciaIdentidade docenteSupervised stageTheacher educationTheaching learningTheacher identityEstagio de la supervision y formación de los profesoresAprendizage de la docenciaIndentidad docenteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.This study aimed to investigate the contribution of supervised stage for the construction of identity and knowledge of the teaching profession, from the narrated expectations for six students of courses for nursery school and first school level, the University of Minho, Portugal, and Undergraduate courses in Chemistry and Biology of the Federal Institute Goiano, Brazil. From the narratives was found that the students have in common the desire to be teachers and consider the stage as a teaching learning space. It was evident also that the University of Minho has, more significantly, the stage as formative field of knowledge and learning of teaching.Este estudio tuvo como objetivo investigar la etapa de contribución supervisado para la construcción de la identidad y el conocimiento de la profesión docente de las expectativas narrados por seis estudiantes del curso universitario básico Minho-Portugal y del curso de licenciatura en química biología y el Instituto Federal Goiano-Brasil. Las narrativas constataron que los alumnos comparten el deseo de ser maestros y considerar el escenario como uno espacio de aprendizaje y doncencia. Fue demostrado que incluso que la Universidad del Minho presenta de manera más significativa el escenario como ámbito formativo de conocimiento y aprendizaje de la enseñanza.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Universidade do MinhoPaniago, Rosenilde NogueiraSarmento, Teresa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/51941por0102-77351981-180210.21680/1981https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/download/852info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:35.665333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
The internship process over seen the training of portuguese and brazilian teachers
La etapa del proceso de supervisión en la formación de profesores portugueses y brasileños
title O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
spellingShingle O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
Paniago, Rosenilde Nogueira
Estágio supervisionado
Formação de professores
Aprendizagem da docência
Identidade docente
Supervised stage
Theacher education
Theaching learning
Theacher identity
Estagio de la supervision y formación de los profesores
Aprendizage de la docencia
Indentidad docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_full O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_fullStr O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_full_unstemmed O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_sort O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
author Paniago, Rosenilde Nogueira
author_facet Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa
author_role author
author2 Sarmento, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação de professores
Aprendizagem da docência
Identidade docente
Supervised stage
Theacher education
Theaching learning
Theacher identity
Estagio de la supervision y formación de los profesores
Aprendizage de la docencia
Indentidad docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio supervisionado
Formação de professores
Aprendizagem da docência
Identidade docente
Supervised stage
Theacher education
Theaching learning
Theacher identity
Estagio de la supervision y formación de los profesores
Aprendizage de la docencia
Indentidad docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/51941
url https://hdl.handle.net/1822/51941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-7735
1981-1802
10.21680/1981
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/download/852
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132656025206784