Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30012 |
Resumo: | O relatório de estágio é a dimensão material da experiência que se desenvolve ao longo de todo o processo de formação, assumindo-se como espaço de reflexão e consolidação das práticas vividas enquanto professora estagiária de educação física (EF) durante o estágio pedagógico, em regime de supervisão pedagógica. Este relatório será também espaço de reflexão sobre as adversidades que foram surgindo e sobre as estratégias e soluções encontradas para colmatar essas dificuldades. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, no ano letivo 2021/2022. De acordo com o Guia de Estágio (2021/2022), o mesmo desenvolveu-se em quatro áreas: 1) Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; 2) Inovação e investigação pedagógica; 3) Participação na escola; e 4) Relação com a comunidade. Ao longo deste tempo de formação profissional e pessoal, fui percebendo que o trabalho de um professor não se limita à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino, pelo que, ao longo deste relatório, irei abordar as diferentes áreas de intervenção de um professor de EF relacionadas não só com o planeamento, com a condução e com a avaliação do ensino, mas também com a intervenção e participação ativa na comunidade escolar. O papel do professor não se esgota na “sala de aula”, assumindo-se como parte integrante de uma comunidade educativa que estabelece diversas relações entre si, tendo em vista o desenvolvimento holístico dos alunos. Para além de ensinar, um professor deve participar em momentos de partilha e deve assumir uma postura de reflexão crítica sobre a sua ação, de modo que seja possível melhorar os seus processos pedagógicos e as suas opções metodológicas e didáticas. Acredito que um “bom professor” é um agente catalisador que tem a oportunidade de promover e estimular as potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos, fornecendo-lhes ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade, que está em constante mudança. |
id |
RCAP_470a77afffdfe83e9f109e350b03f561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes FerreiraAvaliaçãoComunidade escolarCondução do ensinoEducação físicaEstágio pedagógicoIdentidade profissionalInovaçãoPlaneamentoProcesso de ensino-aprendizagemSupervisão pedagógicaEvaluationSchool communityConduction of teachingPhysical educationPedagogical internshipProfessional identityInnovationPlanningTeaching-learning processPedagogical supervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio é a dimensão material da experiência que se desenvolve ao longo de todo o processo de formação, assumindo-se como espaço de reflexão e consolidação das práticas vividas enquanto professora estagiária de educação física (EF) durante o estágio pedagógico, em regime de supervisão pedagógica. Este relatório será também espaço de reflexão sobre as adversidades que foram surgindo e sobre as estratégias e soluções encontradas para colmatar essas dificuldades. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, no ano letivo 2021/2022. De acordo com o Guia de Estágio (2021/2022), o mesmo desenvolveu-se em quatro áreas: 1) Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; 2) Inovação e investigação pedagógica; 3) Participação na escola; e 4) Relação com a comunidade. Ao longo deste tempo de formação profissional e pessoal, fui percebendo que o trabalho de um professor não se limita à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino, pelo que, ao longo deste relatório, irei abordar as diferentes áreas de intervenção de um professor de EF relacionadas não só com o planeamento, com a condução e com a avaliação do ensino, mas também com a intervenção e participação ativa na comunidade escolar. O papel do professor não se esgota na “sala de aula”, assumindo-se como parte integrante de uma comunidade educativa que estabelece diversas relações entre si, tendo em vista o desenvolvimento holístico dos alunos. Para além de ensinar, um professor deve participar em momentos de partilha e deve assumir uma postura de reflexão crítica sobre a sua ação, de modo que seja possível melhorar os seus processos pedagógicos e as suas opções metodológicas e didáticas. Acredito que um “bom professor” é um agente catalisador que tem a oportunidade de promover e estimular as potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos, fornecendo-lhes ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade, que está em constante mudança.The internship report is the material dimension of the experience that is developed throughout the training process, assuming itself as a space for reflection and consolidation of practices experienced as a trainee teacher of physical education during the pedagogical internship under pedagogical supervision. This report will also be a space for reflection on the adversities that have arisen, and the strategies and solutions found to overcome these difficulties. The pedagogical internship took place at the José Gomes Ferreira Secondary School, in Lisbon, in the school year 2021/2022. According to the Training Guide (2021/2022), it was developed in four areas: 1) Organization and management of teaching and learning; 2) Innovation and educational research; 3) Participation in the school; and 4) Relationship with the community. Throughout this time of professional and personal training, I realized that the work of a teacher is not limited to the mechanical application of strategies for organization and management of teaching, so, throughout this report, I will address the different areas of intervention of a teacher of physical education related not only to the planning, conduct and evaluation of teaching, but also with the intervention and active participation in the school community. The teacher's role does not end in the "classroom” but is assumed as an integral part of an educational community which establishes various relationships among themselves, with a view to the holistic development of students. Besides teaching, a teacher must participate in moments of sharing and must assume a posture of critical reflection on his/her action, so that it is possible to improve his/her pedagogical processes and methodological and didactic options. I believe that a "good teacher" is a catalyst agent who can promote and stimulate the potentialities and the development of the students' abilities, providing them with tools so that they are able to adapt to society, which is constantly changing.Repositório da Universidade de LisboaCosta, Leonor Geirinhas Ramalhete Mendes da2024-01-31T09:39:04Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30012TID:203445260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:33:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:11.439708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira Costa, Leonor Geirinhas Ramalhete Mendes da Avaliação Comunidade escolar Condução do ensino Educação física Estágio pedagógico Identidade profissional Inovação Planeamento Processo de ensino-aprendizagem Supervisão pedagógica Evaluation School community Conduction of teaching Physical education Pedagogical internship Professional identity Innovation Planning Teaching-learning process Pedagogical supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira |
author |
Costa, Leonor Geirinhas Ramalhete Mendes da |
author_facet |
Costa, Leonor Geirinhas Ramalhete Mendes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Leonor Geirinhas Ramalhete Mendes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Comunidade escolar Condução do ensino Educação física Estágio pedagógico Identidade profissional Inovação Planeamento Processo de ensino-aprendizagem Supervisão pedagógica Evaluation School community Conduction of teaching Physical education Pedagogical internship Professional identity Innovation Planning Teaching-learning process Pedagogical supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação Comunidade escolar Condução do ensino Educação física Estágio pedagógico Identidade profissional Inovação Planeamento Processo de ensino-aprendizagem Supervisão pedagógica Evaluation School community Conduction of teaching Physical education Pedagogical internship Professional identity Innovation Planning Teaching-learning process Pedagogical supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório de estágio é a dimensão material da experiência que se desenvolve ao longo de todo o processo de formação, assumindo-se como espaço de reflexão e consolidação das práticas vividas enquanto professora estagiária de educação física (EF) durante o estágio pedagógico, em regime de supervisão pedagógica. Este relatório será também espaço de reflexão sobre as adversidades que foram surgindo e sobre as estratégias e soluções encontradas para colmatar essas dificuldades. O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, no ano letivo 2021/2022. De acordo com o Guia de Estágio (2021/2022), o mesmo desenvolveu-se em quatro áreas: 1) Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; 2) Inovação e investigação pedagógica; 3) Participação na escola; e 4) Relação com a comunidade. Ao longo deste tempo de formação profissional e pessoal, fui percebendo que o trabalho de um professor não se limita à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino, pelo que, ao longo deste relatório, irei abordar as diferentes áreas de intervenção de um professor de EF relacionadas não só com o planeamento, com a condução e com a avaliação do ensino, mas também com a intervenção e participação ativa na comunidade escolar. O papel do professor não se esgota na “sala de aula”, assumindo-se como parte integrante de uma comunidade educativa que estabelece diversas relações entre si, tendo em vista o desenvolvimento holístico dos alunos. Para além de ensinar, um professor deve participar em momentos de partilha e deve assumir uma postura de reflexão crítica sobre a sua ação, de modo que seja possível melhorar os seus processos pedagógicos e as suas opções metodológicas e didáticas. Acredito que um “bom professor” é um agente catalisador que tem a oportunidade de promover e estimular as potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos, fornecendo-lhes ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade, que está em constante mudança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-31T09:39:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30012 TID:203445260 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30012 |
identifier_str_mv |
TID:203445260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137170318950400 |