Modelação da operação subtração envolvendo vários significados: um estudo no 2º ano do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29481 |
Resumo: | A compreensão dos vários significados da subtração bem como da sua modelação revelam-se fundamentais para o desenvolvimento do sentido do número. No entanto, a escola insiste no significado de retirar e na introdução precoce do algoritmo convencional da subtração sem que seja devidamente explorado. Esta situação leva a que os alunos revelem várias dificuldades em lidar com situações que envolvam aquela operação, começando, desde logo, por uma deficiente leitura e interpretação dos enunciados que se lhes apresentam. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo que persegue, como principal finalidade, compreender a influência de uma abordagem didática que explora várias etapas da modelação da subtração evidenciando diversos significados da mesma e tirando partido de materiais manipuláveis, numa mais sólida compreensão daquela operação e no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas que a envolvam. E avaliar qual o papel dos materiais manipuláveis nesse processo. Este estudo envolveu quatro alunos do 2.º ano de escolaridade tendo sido utilizada a observação, a inquirição e a compilação documental como técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos, a partir da análise categorial de conteúdo dos dados recolhidos, permitiram concluir que a experiência vivenciada pelos alunos constitui-se um potencial contributo para uma modelação compreensiva da operação subtração nos seus vários significados e para uma maior capacidade de resolver tarefas que a envolvam. E que o material manipulável é usado, essencialmente para definir processos de resolução e confirmar resultados. |
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Modelação da operação subtração envolvendo vários significados: um estudo no 2º ano do 1º CEBEducação matemáticaSubtraçãoMateriais manipuláveis1.º ciclo do ensino básicoA compreensão dos vários significados da subtração bem como da sua modelação revelam-se fundamentais para o desenvolvimento do sentido do número. No entanto, a escola insiste no significado de retirar e na introdução precoce do algoritmo convencional da subtração sem que seja devidamente explorado. Esta situação leva a que os alunos revelem várias dificuldades em lidar com situações que envolvam aquela operação, começando, desde logo, por uma deficiente leitura e interpretação dos enunciados que se lhes apresentam. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo que persegue, como principal finalidade, compreender a influência de uma abordagem didática que explora várias etapas da modelação da subtração evidenciando diversos significados da mesma e tirando partido de materiais manipuláveis, numa mais sólida compreensão daquela operação e no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas que a envolvam. E avaliar qual o papel dos materiais manipuláveis nesse processo. Este estudo envolveu quatro alunos do 2.º ano de escolaridade tendo sido utilizada a observação, a inquirição e a compilação documental como técnicas de recolha de dados. Os resultados obtidos, a partir da análise categorial de conteúdo dos dados recolhidos, permitiram concluir que a experiência vivenciada pelos alunos constitui-se um potencial contributo para uma modelação compreensiva da operação subtração nos seus vários significados e para uma maior capacidade de resolver tarefas que a envolvam. E que o material manipulável é usado, essencialmente para definir processos de resolução e confirmar resultados.The understanding of the several meanings of subtraction operation, as well as its shaping, has revealed themselves as fundamental for the sense of the number´s development. However, the school insists on the meaning of withdrawing and on the introduction of the subtraction´s conventional algorithm without it being properly explored. This situation leads to students showing several hardships in dealing with circumstances which involve that operation, starting right away, by a deficient reading and interpretation of the statements that are given to them. In this context, it has been developed a qualitative case study which pursues, as its main goal, the understanding of the influence of a didactic approach that explores various shaping steps of subtraction, highlighting numerous meanings of the some and taking advantage of manipulatives materials in a more solid comprehension of the operation in cause and on the development of the resolution´s ability of the tasks involved in it. Also understand the manipulatives materials role in the process. This study involved three 2nd grade students, having been used observation, inquisition and documental compilation as data collection techniques. The obtained results, from the categorial analysis of the collected data, allowed us to conclude that the students vivid feedback constitutes in a potential contribute to a comprehensive modeling of subtraction in its various meanings and to a better capacity of solving the involved tasks. Also that the manipulative material gets used, essentially, to define resolution processes and confirm results.2020-10-19T14:52:02Z2020-01-09T00:00:00Z2020-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29481porSantos, Diana Patrícia Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:03Zoai:ria.ua.pt:10773/29481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:48.937836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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