Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Ana M N L
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1256
Resumo: O presente Relatório Final de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ano do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo de Ensino Básico, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se numa turma do 2ºano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Dadas as exigências profissionais, esta deve permitir a integração das aprendizagens obtidas nas unidades curriculares realizadas, visando a associação entre a teoria e a prática. Assim, neste relatório, enquadramos a organização e administração escolar, caracterizamos a turma, descrevemos o processo da prática de ensino supervisionada e ainda, um estudo, resultante do tema relacionado com a “Alimentação Saudável”. Com o estudo apresentado pretendeu-se verificar a existência ou não de obesidade infantil nas crianças a frequentar os Jardins de Infância da rede pública, do concelho de Celorico de Beira, integrados no Agrupamento de Escolas desse concelho. A metodologia adotada foi de Investigação/Ação, com uma componente qualitativa, na medida em que foram utilizados instrumentos de recolha de dados: grelhas de registo, elaboradas pela própria, onde constava a idade das crianças, o género, altura, o peso e o Índice de Massa Corporal, e posterior análise dos resultados. O estudo incidiu sobre sessenta sujeitos, com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade, que frequentavam o ensino pré-escolar da rede pública, nos Jardins de Infância integrados no Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira. Partindo do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e das tabelas de percentis (rapaz e rapariga), verificou-se a existência de obesidade em oito crianças cujo percentil é superior a 95 (p>95) e três crianças com sobrepeso, cujo percentil é superior a 85 (p>85). Assim, o projeto de investigação/ação refletido neste capítulo, emergiu da necessidade de implementar práticas de Educação Alimentar Saudável, a nível do ensino pré-escolar e escolas do 1.º ciclo de ensino básico, com vista à melhoria da qualidade de vida.
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