Inovação pedagógica na aprendizagem da língua brasileira de sinais: os alunos na criação de vídeos educativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1993 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sales Campos, localizada em Fortaleza, Ceará, Brasil, a partir da análise realizada com a turma do 7º ano, do Ensino Fundamental, engajada no Projeto “Semeando Ideias: LIBRAS”. Tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer desse projeto, verificando se o processo de ensino-aprendizagem pretendido com a produção e construção de vídeos educativos em LIBRAS pelos aprendentes revelam mudanças significativas na aprendizagem, evidenciando inovação pedagógica. A pesquisa baseia-se em um estudo que se divide em três partes: a fundamentação teórica, apresentada na primeira parte, se apoia na epistemologia da inovação pedagógica com os autores Papert (1994) e Fino (2007); na educação de Surdos e LIBRAS com os autores Quadros e Karnopp (2004) e Bersch (2013); e os vídeos educativos com os autores Ferrés (1996), Wohlgemuth (2005) e Morán (1996). Na segunda parte do nosso estudo apresentamos a metodologia fundamentada nos autores Lapassade (2005), Sabirón (2011), Macedo (2010), Lakatos e Marconi (2003). Nesta parte, explanamos o método que embasa a linha de pesquisa em inovação pedagógica apresentando o paradigma qualitativo que se apropria de uma metodologia de natureza etnográfica cujos dispositivos como observação participante completa, entrevistas, análise de documentos e do diário de campo foram desenvolvidos. A terceira parte é composta da recolha de dados feita através dos dispositivos apresentados e de onde obtivemos as informações necessárias para a análise dos mesmos a partir de suas triangulações. Com o referido estudo desenvolvido, verificamos que já desponta um novo paradigma educacional baseado em inovação pedagógica na qual os aprendentes são protagonistas de sua própria aprendizagem. Observou-se que, aprendendo a língua de sinais, eles construíram e produziram vídeos educativos e motivadores em LIBRAS que serão utilizados de forma bastante significativa na aprendizagem de outros aprendentes. |
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Inovação pedagógica na aprendizagem da língua brasileira de sinais: os alunos na criação de vídeos educativosAprendizagemInovação pedagógicaEducação de surdosLIBRASVídeo educativoEtnografiaBrasilLearningPedagogical innovationDeaf educationEducational videoEthnographyCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sales Campos, localizada em Fortaleza, Ceará, Brasil, a partir da análise realizada com a turma do 7º ano, do Ensino Fundamental, engajada no Projeto “Semeando Ideias: LIBRAS”. Tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer desse projeto, verificando se o processo de ensino-aprendizagem pretendido com a produção e construção de vídeos educativos em LIBRAS pelos aprendentes revelam mudanças significativas na aprendizagem, evidenciando inovação pedagógica. A pesquisa baseia-se em um estudo que se divide em três partes: a fundamentação teórica, apresentada na primeira parte, se apoia na epistemologia da inovação pedagógica com os autores Papert (1994) e Fino (2007); na educação de Surdos e LIBRAS com os autores Quadros e Karnopp (2004) e Bersch (2013); e os vídeos educativos com os autores Ferrés (1996), Wohlgemuth (2005) e Morán (1996). Na segunda parte do nosso estudo apresentamos a metodologia fundamentada nos autores Lapassade (2005), Sabirón (2011), Macedo (2010), Lakatos e Marconi (2003). Nesta parte, explanamos o método que embasa a linha de pesquisa em inovação pedagógica apresentando o paradigma qualitativo que se apropria de uma metodologia de natureza etnográfica cujos dispositivos como observação participante completa, entrevistas, análise de documentos e do diário de campo foram desenvolvidos. A terceira parte é composta da recolha de dados feita através dos dispositivos apresentados e de onde obtivemos as informações necessárias para a análise dos mesmos a partir de suas triangulações. Com o referido estudo desenvolvido, verificamos que já desponta um novo paradigma educacional baseado em inovação pedagógica na qual os aprendentes são protagonistas de sua própria aprendizagem. Observou-se que, aprendendo a língua de sinais, eles construíram e produziram vídeos educativos e motivadores em LIBRAS que serão utilizados de forma bastante significativa na aprendizagem de outros aprendentes.The present work presents the results of an investigation carried out at the Elementary and High School Sales Campos, situated in Fortaleza, Ceará, Brazil, based on the analysis carried out with the 7th grade class, from the Elementary School, engaged in the "Seeding Ideas : LIBRAS ". It aims to present the pedagogical practices developed during this project, verifying if the teaching-learning process intended with the production and construction of educational videos in LIBRAS by the learners reveals significant changes in learning, evidencing pedagogical innovation. The research is based on a study that is divided into three parts: the theoretical basis, presented in the first part, is based on the epistemology of pedagogical innovation with the authors Papert (1994) and Fino (2007); in the education of Deaf and LIBRAS with the authors Quadros and Karnopp (2004) and Bersch (2013); and the educational videos with the authors Ferrés (1996), Wohlgemuth (2005) and Morán (1996). In the second part of our study, we present the methodology based on the authors Lapassade (2005), Sabirón (2011), Macedo (2010) and Lakatos and Marconi (2003). In this part, we explain the method that supports the research line on pedagogical innovation, presenting the qualitative paradigm that is appropriated of an ethnographic methodology whose devices such as, complete participant observation, interviews, document and field diary analysis have all been developed. The third part is composed of the data collection made through the devices presented from where we obtained the necessary information to analyze them from their triangulations. With this study, we verified that a new educational paradigm has emerged based on pedagogical innovation in which learners are protagonists of their own learning. It was observed that by learning sign language, the students have constructed and produced educational videos and motivators in LIBRAS that will be used in a very significant way in the learning of other learners.Fino, Carlos Manuel NogueiraCaetano, Luís Miguel DiasDigitUMaLima, Jacqueline Deodato2018-06-28T15:17:49Z2018-05-07T00:00:00Z2018-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1993201916002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:43Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:45.618670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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