O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elizabete Costa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3115
Resumo: O presente trabalho enquadra-se na realização do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e tem como tema “O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente”. Este relatório final é o reflexo do percurso efetuado em contexto do referido Mestrado. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se inicia com uma reflexão sobre as práticas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) relativas aos semestres da PES II e PES III. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Com o intuito de perceber o contributo da família e do jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, utilizando o questionário direcionado aos educadores e pais/encarregados de educação de um agrupamento de escolas da cidade de Viseu. A análise dos dados recolhidos revelou que as educadoras de infância e os pais/encarregados de educação dizem promover atividades literácitas conducentes à articulação entre ambos os contextos: família e o jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe articulação entre a família e as educadoras de infância de um agrupamento de escolas de Viseu, contribuindo para o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, a família e o jardim de infância, contextos privilegiados e enriquecedores de literacia, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da literacia emergente na criança.
id RCAP_47e2fee1b06c48e64babc310b2c95c5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergenteliteracia emergenteeducação pré-escolarformação de leitorespráticas de literacia familiaremergent literacyfamily literacy practicespre-school educationtraining of playersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho enquadra-se na realização do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e tem como tema “O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente”. Este relatório final é o reflexo do percurso efetuado em contexto do referido Mestrado. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se inicia com uma reflexão sobre as práticas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) relativas aos semestres da PES II e PES III. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Com o intuito de perceber o contributo da família e do jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, utilizando o questionário direcionado aos educadores e pais/encarregados de educação de um agrupamento de escolas da cidade de Viseu. A análise dos dados recolhidos revelou que as educadoras de infância e os pais/encarregados de educação dizem promover atividades literácitas conducentes à articulação entre ambos os contextos: família e o jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe articulação entre a família e as educadoras de infância de um agrupamento de escolas de Viseu, contribuindo para o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, a família e o jardim de infância, contextos privilegiados e enriquecedores de literacia, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da literacia emergente na criança.Abstract This work is part of the completion of the final report of Master in Pre-School Education (EPE) and education of the 1st cycle of basic education (1st CEB) and has as its theme "The contribution of the relationship between the family and kindergarten in the development of emergent literacy" This final report is a reflection of the journey effected in the said Master context. This report is structured in two parts, the first of which begins with a reflection on the practice Practice context Supervised Teaching (PES) for the six months of PES PES II and III. In the second part, the research work is presented. In order to realize the contribution of family and kindergarten in the development of emergent literacy one character quantitative research was carried out using a questionnaire directed to educators and parents / guardians of a group of Viseu of city schools. The analysis of the data collected revealed childhood educators and parents / guardians say promote activities leading to the linkage between the two contexts: family and kindergarten. The results showed that there is coordination between the family and the kindergarten teachers of a school group of Viseu, contributing to the development of emergent literacy. So the family and kindergarten, privileged and enriching contexts of literacy, can contribute decisively to the development of emergent literacy in children.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuSilva, Ana IsabelBalula, João Paulo RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Elizabete Costa de2016-03-15T15:10:45Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3115TID:201083043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:11.484227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
title O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
spellingShingle O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
Almeida, Elizabete Costa de
literacia emergente
educação pré-escolar
formação de leitores
práticas de literacia familiar
emergent literacy
family literacy practices
pre-school education
training of players
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
title_full O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
title_fullStr O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
title_full_unstemmed O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
title_sort O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância para o desenvolvimento da literacia emergente
author Almeida, Elizabete Costa de
author_facet Almeida, Elizabete Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Isabel
Balula, João Paulo Rodrigues
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Elizabete Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv literacia emergente
educação pré-escolar
formação de leitores
práticas de literacia familiar
emergent literacy
family literacy practices
pre-school education
training of players
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic literacia emergente
educação pré-escolar
formação de leitores
práticas de literacia familiar
emergent literacy
family literacy practices
pre-school education
training of players
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho enquadra-se na realização do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e tem como tema “O contributo da articulação entre a família e o jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente”. Este relatório final é o reflexo do percurso efetuado em contexto do referido Mestrado. Este relatório encontra-se estruturado em duas partes, sendo que a primeira se inicia com uma reflexão sobre as práticas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) relativas aos semestres da PES II e PES III. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação. Com o intuito de perceber o contributo da família e do jardim de infância no desenvolvimento da literacia emergente foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, utilizando o questionário direcionado aos educadores e pais/encarregados de educação de um agrupamento de escolas da cidade de Viseu. A análise dos dados recolhidos revelou que as educadoras de infância e os pais/encarregados de educação dizem promover atividades literácitas conducentes à articulação entre ambos os contextos: família e o jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe articulação entre a família e as educadoras de infância de um agrupamento de escolas de Viseu, contribuindo para o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, a família e o jardim de infância, contextos privilegiados e enriquecedores de literacia, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da literacia emergente na criança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-15T15:10:45Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3115
TID:201083043
url http://hdl.handle.net/10400.19/3115
identifier_str_mv TID:201083043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130889110683648