A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8121 |
Resumo: | As expressões dramática e corporal são uma ferramenta fantástica de integração e de desenvolvimento do individuo independentemente das suas limitações ou barreiras físicas ou psicológicas. Estas práticas obrigam a altos níveis de concentração e raciocínio que ajudam no desenvolvimento de tarefas e atividades. Por sua vez, numa deficiência ou imperfeição física ou psicológica registada numa criança que tem dificuldade em atingir objetivos da mesma forma que outras crianças num ambiente escolar, entende-se que essa criança requer de necessidades educativas especiais. Crianças com necessidades educativas especiais necessitam de um complemento educativo adicional e diferente, com objetivo de promover o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem, utilizando todo o seu potencial, logo as expressões dramáticas e corporais podem ser esse complemento e a ferramenta essencial para potenciar essas crianças. Este estudo é uma revisão bibliográfica ligada as duas principais temáticas acima apresentadas e com base nessa revisão é realizado uma reflexão teórica. |
id |
RCAP_4874216096c26ba170ba98ceffc1967e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/8121 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiaisTeatroExpressão dramáticaJogos dramáticosEducação especialAs expressões dramática e corporal são uma ferramenta fantástica de integração e de desenvolvimento do individuo independentemente das suas limitações ou barreiras físicas ou psicológicas. Estas práticas obrigam a altos níveis de concentração e raciocínio que ajudam no desenvolvimento de tarefas e atividades. Por sua vez, numa deficiência ou imperfeição física ou psicológica registada numa criança que tem dificuldade em atingir objetivos da mesma forma que outras crianças num ambiente escolar, entende-se que essa criança requer de necessidades educativas especiais. Crianças com necessidades educativas especiais necessitam de um complemento educativo adicional e diferente, com objetivo de promover o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem, utilizando todo o seu potencial, logo as expressões dramáticas e corporais podem ser esse complemento e a ferramenta essencial para potenciar essas crianças. Este estudo é uma revisão bibliográfica ligada as duas principais temáticas acima apresentadas e com base nessa revisão é realizado uma reflexão teórica.The dramatic and body expressions are a fantastic tool for integration and individual development regardless of their limitations or physical or psychological barriers. These practices require high levels of concentration and reasoning that help in the development of tasks and activities. In turn, disability or physical or psychological imperfection recorded in a child who has difficulty achieving goals in the same way that other children in a school setting, it is understood that the child requires special education needs. Children with special needs require additional and different educational supplement, in order to promote their development and their learning, using their full potential, so the dramatic expressions and body can be the complement and the essential tool to empower these children . This study is a literature review linked the two main themes presented above and based on that review is carried out a theoretical reflection.2017-11-08T15:00:25Z2017-11-08T00:00:00Z2017-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8121porSilva, Élio David Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:05.591334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais |
title |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais Silva, Élio David Rodrigues da Teatro Expressão dramática Jogos dramáticos Educação especial |
title_short |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais |
title_full |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais |
title_sort |
A importância da expressão dramática e corporal em alunos com necessidades educativas especiais |
author |
Silva, Élio David Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Élio David Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Élio David Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Expressão dramática Jogos dramáticos Educação especial |
topic |
Teatro Expressão dramática Jogos dramáticos Educação especial |
description |
As expressões dramática e corporal são uma ferramenta fantástica de integração e de desenvolvimento do individuo independentemente das suas limitações ou barreiras físicas ou psicológicas. Estas práticas obrigam a altos níveis de concentração e raciocínio que ajudam no desenvolvimento de tarefas e atividades. Por sua vez, numa deficiência ou imperfeição física ou psicológica registada numa criança que tem dificuldade em atingir objetivos da mesma forma que outras crianças num ambiente escolar, entende-se que essa criança requer de necessidades educativas especiais. Crianças com necessidades educativas especiais necessitam de um complemento educativo adicional e diferente, com objetivo de promover o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem, utilizando todo o seu potencial, logo as expressões dramáticas e corporais podem ser esse complemento e a ferramenta essencial para potenciar essas crianças. Este estudo é uma revisão bibliográfica ligada as duas principais temáticas acima apresentadas e com base nessa revisão é realizado uma reflexão teórica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-08T15:00:25Z 2017-11-08T00:00:00Z 2017-11-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/8121 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/8121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137116010053632 |