Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723 |
Resumo: | Neste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio. |
id |
RCAP_491ff4060a80aac8a38045c89f44b455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motorEducação especialFormaçãoProfessoresFormação contínuaDesafiosNeste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio.2018-09-27T13:57:49Z2017-07-10T00:00:00Z2017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4723TID:201729024porGonçalves, Sónia Regina Sobralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:29Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:53.509596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
title |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
spellingShingle |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor Gonçalves, Sónia Regina Sobral Educação especial Formação Professores Formação contínua Desafios |
title_short |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
title_full |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
title_fullStr |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
title_full_unstemmed |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
title_sort |
Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
author |
Gonçalves, Sónia Regina Sobral |
author_facet |
Gonçalves, Sónia Regina Sobral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sónia Regina Sobral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Formação Professores Formação contínua Desafios |
topic |
Educação especial Formação Professores Formação contínua Desafios |
description |
Neste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-10T00:00:00Z 2017-07-10 2018-09-27T13:57:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723 TID:201729024 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723 |
identifier_str_mv |
TID:201729024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129862064046080 |