Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sónia Regina Sobral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723
Resumo: Neste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio.
id RCAP_491ff4060a80aac8a38045c89f44b455
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motorEducação especialFormaçãoProfessoresFormação contínuaDesafiosNeste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio.2018-09-27T13:57:49Z2017-07-10T00:00:00Z2017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4723TID:201729024porGonçalves, Sónia Regina Sobralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:29Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:53.509596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
title Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
spellingShingle Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
Gonçalves, Sónia Regina Sobral
Educação especial
Formação
Professores
Formação contínua
Desafios
title_short Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
title_full Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
title_fullStr Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
title_full_unstemmed Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
title_sort Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor
author Gonçalves, Sónia Regina Sobral
author_facet Gonçalves, Sónia Regina Sobral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sónia Regina Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Formação
Professores
Formação contínua
Desafios
topic Educação especial
Formação
Professores
Formação contínua
Desafios
description Neste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10T00:00:00Z
2017-07-10
2018-09-27T13:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723
TID:201729024
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723
identifier_str_mv TID:201729024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129862064046080