Escrita e criatividade: uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27428 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_49c11780f7f898b187ee75fb194186df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/27428 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrita e criatividade: uma proposta didáticaEscritaCriatividadeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Inserido no âmbito da prática letiva supervisionada, este trabalho pretende apurar o contributo da escrita criativa para o desenvolvimento da expressão escrita junto de uma turma de 7.º ano de Introdução à Cultura Clássica e de uma turma de 12.º ano de Português. Potencialmente, a escrita criativa é um instrumento para o desenvolvimento linguístico e cognitivo mas também pessoal, porque permite estimular a criatividade, que tende a perder-se nas rotinas do quotidiano. Na base das atividades desenvolvidas estiveram obras literárias e assim, não partindo do desconhecido, criar a partir da literatura é não só ousar fazer diferente, descobrir possibilidades, mas também experienciar perspetivas distintas daquilo que já existe e reconhecer a herança literária. De modo a fundamentar a minha investigação, procedo à análise de literatura acerca da investigação sobre o ensino e aprendizagem da escrita, a partir de autores como Emília Amor, Luís Barbeiro, José Carvalho, Minervina Dias, Luísa Pereira e Aida Santos (cf. bibliografia final). A primeira parte do trabalho diz respeito à contextualização da prática letiva e compreende a descrição do meio socioeducativo do Colégio Bissaya Barreto e das turmas observadas, bem como uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte incide sobre a escrita criativa e o desenvolvimento da expressão escrita; aqui apresento os fundamentos teóricos e concetuais que sustentam a investigação desenvolvida, a didatização, a análise de resultados e conclusões. Face aos dados apurados, concluo que houve, de modo global, algumas melhorias na escrita criativa e notória evolução em casos particulares, o que estimula a implementação futura desta proposta didática.Inserted in the supervised pedagogical practice, this work aims to determine the contribution of creative writing to the development of the written expression, along with a class of the 7th grade of Introduction to Classical Culture and the 12th grade of Portuguese. Potentially, creative writing is not only a tool for linguistic and cognitive development but also personal, because it allows to stimulate creativity, which tends to get lost in the routines of everyday life. Behind the writing-activities were literary works and, thus, not starting out of the unknown, creating from literature is not only a way to dare to do different and discover possibilities, but also to face different perspectives of something that already exists and to recognize the literary heritage. In order to support my research, I will analyze literature about research on teaching and learning to write, basing on authors such as Emília Amor, Luís Barbeiro, José Carvalho, Minervina Dias, Luísa Pereira and Aida Santos (cf. final bibliography). The first part of this work concerns the teaching practice context, there are described the socio-educational environment of the College Bissaya Barreto and the classes which I observed, and also a reflection about the pedagogical practice. The second part focuses on creative writing and the development of written expression; there I present the theoretical and conceptual bases to this research, the teaching, the analysis of the results and conclusions. Basing on the collected data, I conclude that there was, globally, some improvements in creative writing and remarkable developments in particular cases, which promotes this didactic proposal to further implementation.2014-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPEREIRA, Filomena Raquel Milheirão - Escrita e criatividade: uma proposta didática. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27428http://hdl.handle.net/10316/27428PEREIRA, Filomena Raquel Milheirão - Escrita e criatividade: uma proposta didática. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27428http://hdl.handle.net/10316/27428TID:201519038porPereira, Filomena Raquel Milheirãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:20.639369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita e criatividade: uma proposta didática |
title |
Escrita e criatividade: uma proposta didática |
spellingShingle |
Escrita e criatividade: uma proposta didática Pereira, Filomena Raquel Milheirão Escrita Criatividade |
title_short |
Escrita e criatividade: uma proposta didática |
title_full |
Escrita e criatividade: uma proposta didática |
title_fullStr |
Escrita e criatividade: uma proposta didática |
title_full_unstemmed |
Escrita e criatividade: uma proposta didática |
title_sort |
Escrita e criatividade: uma proposta didática |
author |
Pereira, Filomena Raquel Milheirão |
author_facet |
Pereira, Filomena Raquel Milheirão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Filomena Raquel Milheirão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criatividade |
topic |
Escrita Criatividade |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Filomena Raquel Milheirão - Escrita e criatividade: uma proposta didática. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27428 http://hdl.handle.net/10316/27428 PEREIRA, Filomena Raquel Milheirão - Escrita e criatividade: uma proposta didática. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27428 http://hdl.handle.net/10316/27428 TID:201519038 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Filomena Raquel Milheirão - Escrita e criatividade: uma proposta didática. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27428 TID:201519038 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/27428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133705878372352 |