Escrita criativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/871 |
Resumo: | As dificuldades sentidas a nível da escrita e da leitura no actual contexto escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico constituem a principal motivação do projecto AIA – Escrita Criativa e da presente reflexão. Tendo em conta o que tem sido o ensino/aprendizagem da escrita na disciplina de Português, em vários níveis escolares, tanto em termos dos curricula como das respectivas práticas na sala de aula, sentimos necessidade de reflectir sobre o processo da escrita, não como produto acabado e apenas de valor literário, mas como competência em construção e de interesse pedagógico e didáctico. Assim, depois de uma breve introdução, apresentamos o desen - volvimento deste tema em três partes. Na primeira parte, situando o projecto AIA de Escrita Criativa no contexto do presente tema, apontamos, sumariamente, os seus objectivos: o seu público-alvo, as suas potencialidades e estratégias associadas e, por fim, o seu significado científico -pedagógico, enquanto ferramenta de apoio à leitura e à escrita na sala de aula. Na segunda parte, procuramos reflectir sobre “Escrita e Cria - tividade”, anotando alguns vectores relacionados com a escrita e com a criatividade linguística. Deste modo, nesta parte, são referidas algumas questões como: a coexistência da escrita com outras competências da língua, as relações da escrita com capacidades que derivam da organização e funcionamento da mente humana, a relação entre o código oral e o código escrito, os critérios da sua aquisição e do seu desenvolvimento, as ligações da escrita com a sua época, por fim, a ligação entre escrita e criatividade. Na terceira parte, pretendemos apresentar, de forma breve, algumas ideias sobre a Pedagogia da Escrita, recuperando alguns fundamentos enunciados anteriormente. Deste modo, depois de identificada a metamorfose do ensino da escrita nos programas de Português, interessa-nos problematizar/clarificar a acepção do termo ”escrita” em pedagogia, valorizar o uso criativo da língua, destacar uma pedagogia da criatividade, enunciar brevemente o percurso para desenvolver tal capacidade, identificar algumas técnicas de intervenção para trabalhar a criatividade na escrita, enumerar alguns dos pressupostos teóricos inerentes ao acto de escrever, destacar algumas tipologias de tarefas e actividades de produção verbal, bem como apontar alguns princípios pedagógicos e didácticos que devem ser tidos em conta por quem ensina a escrever. Na conclusão, destacando a criatividade como ferramenta fundamental no processo ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, sublinha-se a importância de estratégias adequadas às necessidades dos alunos de hoje, sem perder de vista, contudo, a pedagogia/necessidade do esforço individual implicado no acto de escrever. |
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