Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65555 |
Resumo: | Apresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas do total das disciplinas de ambos os cursos possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural. |
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Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de casoApproaches to awareness to cultural diversity in the science teacher training curriculum: a case studyEnfoques de concienciación para la diversidad cultural en el currículo de formación de profesores de ciencias: un estudio de casoFormação de professoresEnsino de ciênciasDiversidade culturalTeacher trainingScience teachingCultural diversityFormación de profesoresEnseñanza de cienciasDiversidad culturalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoApresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas do total das disciplinas de ambos os cursos possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural.We present results of a study that aimed to characterize the initial training in the biology and pedagogy degrees of State University of Feira de Santana for dealing with cultural diversity. For this, they were identified approaches in history, philosophy and sociology of science and Ethnobiology in the subjects of these courses, categorizations, and content analysis. The results indicate that some of the total of the disciplines of both courses have these approaches, being 2.98% for Biology and 2.7% for pedagogy. It is understood that these approaches are not enough and suggested a review of curricula in order to score points among the theoretical approaches worked in the courses and the experiences of schools in the region with respect to cultural diversityPresentamos los resultados de un estudio cuyo objetivo fue caracterizar la formación de grado en biología y pedagogía de la Universidad Estadual de Feira de Santana para tratar con la diversidad cultural. Se identificaron enfoques en historia, filosofía y Sociología de la ciencia y de la etnobiología en los contenidos de los cursos, con categorizaciones y análisis de contenido. Los resultados indican que, del total de las disciplinas de ambos cursos, algunas poseen los referidos abordajes con estos enfoques, siendo 2,98% para biología y 2,7% para pedagogía. Se entiende que estos enfoques no son suficientes y sugieren una revisión de los planes de estudio con el fin de ganar puntos entre los planteamientos teóricos trabajados en los cursos y las experiencias de las escuelas de la región en cuanto a diversidad culturalFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação (proped/uerj)Universidade do MinhoAmorim, Camila FerreiraBaptista, Geilsa Costa SantosCarvalho, Graça Simões de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65555porAmorim, C. F., Baptista, G. C. S., & Carvalho, G. S. (2020). Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso. Revista Teias, 21(61), 258–2731518-53701982-030510.12957/teias.2020.28442https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/28442/33598info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:15.829621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Apresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas do total das disciplinas de ambos os cursos possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural. |
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