Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48641 |
Resumo: | O presente Relatório Final contempla uma breve descrição das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), desenvolvidas no âmbito de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo resulta de uma observação e reflexão sustentada, produto da experiência das PES, no ano letivo de 2021/2022. A partir da observação direta participante de uma turma de 3º ano do ensino básico, constituída por 23 alunos, surgiu a pergunta de partida: Quais os benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico? Desta forma, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem mista de caráter qualitativo / interpretativo, com recurso a instrumentos de caráter quantitativo, com o fito de analisar os benefícios desse envolvimento. Esta investigação apoiou-se num referencial teórico relacionado com a problemática e foi sustentada pela recolha de informação através de inquérito por questionário e por entrevista semiestruturada. Com o presente estudo exploratório pretendeu-se perceber como é que o envolvimento dos pais / encarregados de educação é realizado, quais as vantagens e desvantagens segundo o olhar e perceção das famílias que acompanham os alunos, a docente e os próprios alunos. Esta análise passou, também, pela perceção dos intervenientes supra indicados sobre o envolvimento familiar nas tarefas escolares, durante o período de confinamento por Covid-19. Os participantes no estudo em questão são os encarregados de educação / família dos alunos de uma turma de 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, os próprios alunos e a professora titular dessa mesma turma. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos apontam que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e docente atribuem grande importância ao envolvimento familiar no processo de aprendizagem das crianças, nomeadamente na realização dos TPC. Os resultados da informação recolhida, permite-nos compreender que o envolvimento das famílias espelha algumas objeções, todavia, são apontadas bastantes mais vantagens. Como principais vantagens estes apontam o facto dos TPC serem uma ferramenta importante de aprendizagem e solidificação de conhecimentos, uma maior proximidade entre as crianças e famílias, um maior rendimento e sucesso escolar, e maior motivação na realização desta tarefa. |
id |
RCAP_4a475b5cf699fdea2868f99da3521687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48641 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básicoEnvolvimento familiarProcesso de aprendizagemTrabalhos para casaCovid-19Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final contempla uma breve descrição das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), desenvolvidas no âmbito de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo resulta de uma observação e reflexão sustentada, produto da experiência das PES, no ano letivo de 2021/2022. A partir da observação direta participante de uma turma de 3º ano do ensino básico, constituída por 23 alunos, surgiu a pergunta de partida: Quais os benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico? Desta forma, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem mista de caráter qualitativo / interpretativo, com recurso a instrumentos de caráter quantitativo, com o fito de analisar os benefícios desse envolvimento. Esta investigação apoiou-se num referencial teórico relacionado com a problemática e foi sustentada pela recolha de informação através de inquérito por questionário e por entrevista semiestruturada. Com o presente estudo exploratório pretendeu-se perceber como é que o envolvimento dos pais / encarregados de educação é realizado, quais as vantagens e desvantagens segundo o olhar e perceção das famílias que acompanham os alunos, a docente e os próprios alunos. Esta análise passou, também, pela perceção dos intervenientes supra indicados sobre o envolvimento familiar nas tarefas escolares, durante o período de confinamento por Covid-19. Os participantes no estudo em questão são os encarregados de educação / família dos alunos de uma turma de 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, os próprios alunos e a professora titular dessa mesma turma. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos apontam que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e docente atribuem grande importância ao envolvimento familiar no processo de aprendizagem das crianças, nomeadamente na realização dos TPC. Os resultados da informação recolhida, permite-nos compreender que o envolvimento das famílias espelha algumas objeções, todavia, são apontadas bastantes mais vantagens. Como principais vantagens estes apontam o facto dos TPC serem uma ferramenta importante de aprendizagem e solidificação de conhecimentos, uma maior proximidade entre as crianças e famílias, um maior rendimento e sucesso escolar, e maior motivação na realização desta tarefa.Nogueira, ClementinaRepositório ComumLopes, Manuela2024-01-03T12:37:11Z2023-10-042023-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48641TID:203443802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:16.291557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico Lopes, Manuela Envolvimento familiar Processo de aprendizagem Trabalhos para casa Covid-19 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Lopes, Manuela |
author_facet |
Lopes, Manuela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Clementina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento familiar Processo de aprendizagem Trabalhos para casa Covid-19 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Envolvimento familiar Processo de aprendizagem Trabalhos para casa Covid-19 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final contempla uma breve descrição das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), desenvolvidas no âmbito de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo resulta de uma observação e reflexão sustentada, produto da experiência das PES, no ano letivo de 2021/2022. A partir da observação direta participante de uma turma de 3º ano do ensino básico, constituída por 23 alunos, surgiu a pergunta de partida: Quais os benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico? Desta forma, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem mista de caráter qualitativo / interpretativo, com recurso a instrumentos de caráter quantitativo, com o fito de analisar os benefícios desse envolvimento. Esta investigação apoiou-se num referencial teórico relacionado com a problemática e foi sustentada pela recolha de informação através de inquérito por questionário e por entrevista semiestruturada. Com o presente estudo exploratório pretendeu-se perceber como é que o envolvimento dos pais / encarregados de educação é realizado, quais as vantagens e desvantagens segundo o olhar e perceção das famílias que acompanham os alunos, a docente e os próprios alunos. Esta análise passou, também, pela perceção dos intervenientes supra indicados sobre o envolvimento familiar nas tarefas escolares, durante o período de confinamento por Covid-19. Os participantes no estudo em questão são os encarregados de educação / família dos alunos de uma turma de 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, os próprios alunos e a professora titular dessa mesma turma. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos apontam que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e docente atribuem grande importância ao envolvimento familiar no processo de aprendizagem das crianças, nomeadamente na realização dos TPC. Os resultados da informação recolhida, permite-nos compreender que o envolvimento das famílias espelha algumas objeções, todavia, são apontadas bastantes mais vantagens. Como principais vantagens estes apontam o facto dos TPC serem uma ferramenta importante de aprendizagem e solidificação de conhecimentos, uma maior proximidade entre as crianças e famílias, um maior rendimento e sucesso escolar, e maior motivação na realização desta tarefa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-04 2023-10-04T00:00:00Z 2024-01-03T12:37:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48641 TID:203443802 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48641 |
identifier_str_mv |
TID:203443802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136784685203456 |