Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/753 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho. |
id |
RCAP_4a61ac612bbba5a043a6441d350e97d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolarTarefas lúdicasEnsinoAprendizagemO presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-15T13:33:41Z2015-01-15T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/753porFrança, Francisca Inês Lampreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T09:33:56Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T09:33:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
title |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar França, Francisca Inês Lampreia Tarefas lúdicas Ensino Aprendizagem |
title_short |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
title_full |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
title_sort |
Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
author |
França, Francisca Inês Lampreia |
author_facet |
França, Francisca Inês Lampreia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Francisca Inês Lampreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tarefas lúdicas Ensino Aprendizagem |
topic |
Tarefas lúdicas Ensino Aprendizagem |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-15T13:33:41Z 2015-01-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/753 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542880629096448 |