Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Maria dos Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18213
Resumo: O presente relatório descreve e fundamenta um processo formativo, com o principal objetivo de espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional, resultantes do estágio concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a favorecer e enriquecer a construção da personalidade do docente, como profissional questionador e reflexivo,surge a necessidade de compreender as especificidades de cada nível educativo - a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico - bem como as dimensões comuns entre ambos. Além do supramencionado, neste documento salienta-se a valorização da metodologia de investigação-ação, que preconiza um processo dinâmico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Por conseguinte, neste relatório apresentam-se referentes teóricos e referentes legais, cujo conhecimento resulta no desenvolvimento de práticas fundamentadas, que emerge da mobilização de saberes provenientes de diversas áreas do conhecimento, com aprendizagens obtidas da ação desenvolvida no ambiente educativo, valorizando uma intrínseca articulação entre a teoria e a prática. Assim,afirma-se que o percurso descrito no decorrer do presente documento possibilitou o crescimento pessoale social,bem como o desenvolvimento profissional,uma vez caracterizado pela procura da construção de novos conhecimentos, que auxiliassem na transformação de práticas,de modo a responder às expectativas,necessidades e interesses de todas as crianças.
id RCAP_4a6aa8b219ec0b293c968aa649f0f8ec
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioCriançaFormação inicial docenteMetodologia de investigação-açãoPrática educativaChildEducational practiceResearch-action methodologyTeacher early trainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório descreve e fundamenta um processo formativo, com o principal objetivo de espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional, resultantes do estágio concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a favorecer e enriquecer a construção da personalidade do docente, como profissional questionador e reflexivo,surge a necessidade de compreender as especificidades de cada nível educativo - a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico - bem como as dimensões comuns entre ambos. Além do supramencionado, neste documento salienta-se a valorização da metodologia de investigação-ação, que preconiza um processo dinâmico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Por conseguinte, neste relatório apresentam-se referentes teóricos e referentes legais, cujo conhecimento resulta no desenvolvimento de práticas fundamentadas, que emerge da mobilização de saberes provenientes de diversas áreas do conhecimento, com aprendizagens obtidas da ação desenvolvida no ambiente educativo, valorizando uma intrínseca articulação entre a teoria e a prática. Assim,afirma-se que o percurso descrito no decorrer do presente documento possibilitou o crescimento pessoale social,bem como o desenvolvimento profissional,uma vez caracterizado pela procura da construção de novos conhecimentos, que auxiliassem na transformação de práticas,de modo a responder às expectativas,necessidades e interesses de todas as crianças.The following report describes and supports a training process, aiming at reflecting the personal, social and professional development, resultant from the internship developed on the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice, from the master's degree in Pre­ School Education and Teaching of the 151Cycle of Compulsory Education. Looking to support and enrich the construction of the teacher's personality, as an inquisitive and reflective professional, comes the need to understand the specificities of each educationallevel- the Pre-School Education and the 1st Cycle of Compulsory Education- as well as their shared aspects. In addition, this document emphasizes the valorization of the research­ action methodology, which advocates for a dynamic process of observation,planification,action, reflection,and evaluation.Hence,this report demonstrates theoretical and legal referents, whose awareness results in the development of grounded practices, that emerge from the mobilization of learnings from the various areas of knowledge, with skills obtained from the action developed on the educational environment,valorizing an intrinsic articulation between theory and practice. Therefore,it is stated that the journey described during the present document allowed for the personal and social growth, as well as the professional development, characterized by the search for new knowledge, that aids in the transformation of practices, so to respond to the expectations,necessities,and interests of ali children.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilela, Maria dos Reis2021-07-29T13:21:16Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18213TID:202775666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.252142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Vilela, Maria dos Reis
Criança
Formação inicial docente
Metodologia de investigação-ação
Prática educativa
Child
Educational practice
Research-action methodology
Teacher early training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Vilela, Maria dos Reis
author_facet Vilela, Maria dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Maria dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Formação inicial docente
Metodologia de investigação-ação
Prática educativa
Child
Educational practice
Research-action methodology
Teacher early training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Formação inicial docente
Metodologia de investigação-ação
Prática educativa
Child
Educational practice
Research-action methodology
Teacher early training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório descreve e fundamenta um processo formativo, com o principal objetivo de espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional, resultantes do estágio concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a favorecer e enriquecer a construção da personalidade do docente, como profissional questionador e reflexivo,surge a necessidade de compreender as especificidades de cada nível educativo - a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico - bem como as dimensões comuns entre ambos. Além do supramencionado, neste documento salienta-se a valorização da metodologia de investigação-ação, que preconiza um processo dinâmico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Por conseguinte, neste relatório apresentam-se referentes teóricos e referentes legais, cujo conhecimento resulta no desenvolvimento de práticas fundamentadas, que emerge da mobilização de saberes provenientes de diversas áreas do conhecimento, com aprendizagens obtidas da ação desenvolvida no ambiente educativo, valorizando uma intrínseca articulação entre a teoria e a prática. Assim,afirma-se que o percurso descrito no decorrer do presente documento possibilitou o crescimento pessoale social,bem como o desenvolvimento profissional,uma vez caracterizado pela procura da construção de novos conhecimentos, que auxiliassem na transformação de práticas,de modo a responder às expectativas,necessidades e interesses de todas as crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:21:16Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18213
TID:202775666
url http://hdl.handle.net/10400.22/18213
identifier_str_mv TID:202775666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468128059392