Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marina Emeline de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16187
Resumo: O presente relatório traduz o percurso formativo no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do documento serão explanados os principais referentes teóricos e legais subjacentes a cada nível educativo, assim como a estreita articulação entre a teoria e a prática, mobilizando-se, deste modo, conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, curriculares e experienciais, estes construídos nos contextos reais ao longo da PES e que revelam mudanças conceptuais na relação com o saber e na produção de práticas educativas. Foi favorável ao processo a Metodologia de Investigação-Ação, enquanto impulsionadora da transformação da prática e de um professor reflexivo e investigador, a colaboração entre a díade de formação, o professor cooperante e supervisor institucional que enriqueceu o saber da práxis. O documento releva, assim, o paradigma socioconstrutivista no qual se desenvolveu o saber profissional promotor de um perfil duplo de docente assegurando um melhor ajustamento às necessidades efetivas do sistema educativo. Assim, ao longo da PES compreendeu-se o modo como se produzem os processos de ensinar a aprender a aprender, pelo que iniciamos a construção do eu profissional, a identidade profissional docente.
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