Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Maria Antónia Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1199
Resumo: O presente estudo exploratório tem como objetivo analisar a relação entre as práticas de avaliação de desempenho docente e as aprendizagens no primeiro ciclo do Ensino Básico, bem como as consequências que estrategicamente as mesmas têm nos atores mais diretamente envolvidos: professores e alunos. Neste sentido, apresentamos os pressupostos teóricos subjacentes ao atual enquadramento legal das práticas de avaliação de desempenho docente através de uma perspetiva articulada com a aprendizagem dos alunos/professores a nível das atividades, relação pedagógica, resultados, atitudes/comportamentos e avaliação. Realizado em duas escolas públicas do distrito do Porto, o estudo empírico assume um carácter eminentemente exploratório, numa lógica de estudo de caso, no âmbito do qual se aplicou um inquérito por questionário a alunos dos 3.º e 4.º ano de escolaridade (n=214) e uma entrevista semiestruturada a professores avaliadores internos e externos (n= 4). Concluímos, de modo geral que as Práticas de Avaliação de Desempenho Docente não se relacionam diretamente com os Resultados da Avaliação dos alunos. Ou seja, as Aprendizagens dos alunos não têm uma causalidade diretamente relacionada com as práticas de Avaliação de Desempenho Docente.
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