Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Inês Filipa Mangana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23795
Resumo: O presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática.
id RCAP_4ababa1e99c8b39677e4aeee1286ffbb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativosPrática de ensino supervisionadaFormação musicalEnsino especializado de músicaTrabalhos para casa na formação musicalSupervised teaching practiceMusic educationHomework in music educationSpecialized music educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática.The purpose of this internship report is to present a reflection on the learning made throughout the Supervised Teaching Practice, thus ending the 2nd cycle of studies conducted in the School of Education and the School of Music and Performing Arts of the Polytechnic of Porto. It is structured in three comprehensive chapters, the first chapter begins with a reflection on the relationship of the trainee with his/her internship center. Next, a contextualization of the internship site is presented, including the characterization of the subjects and classes involved in the Supervised Teaching Practice. In the second chapter, the whole internship process is explained and described in detail: i) the observation and recording of lessons; ii) the planning and teaching of lessons; iii) relevant reflections and analyses. The third chapter presents an investigation on the topic "Homework in the discipline of Music Training of specialized music education: conceptions, purposes and educational deviations". As instruments of data collection, a survey questionnaire was chosen, and it is directed to the teachers of the discipline of Music Education, the respective students and parents, from two different types of art schools, private and public specialized education. The literature review together with the analysis of the questionnaire results and their intersections, aims to provide readers with various perspectives and various realities regarding each question in the surveys and the homework assignments. Seeking to have readers reflect on this topic and how to apply it in practice.Costa, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaLopes, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeitão, Inês Filipa Mangana2023-10-27T10:42:22Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:14.006181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
title Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
spellingShingle Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
Leitão, Inês Filipa Mangana
Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Ensino especializado de música
Trabalhos para casa na formação musical
Supervised teaching practice
Music education
Homework in music education
Specialized music education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
title_full Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
title_fullStr Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
title_full_unstemmed Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
title_sort Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
author Leitão, Inês Filipa Mangana
author_facet Leitão, Inês Filipa Mangana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Barros, Rosa Maria
Lopes, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Inês Filipa Mangana
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Ensino especializado de música
Trabalhos para casa na formação musical
Supervised teaching practice
Music education
Homework in music education
Specialized music education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Ensino especializado de música
Trabalhos para casa na formação musical
Supervised teaching practice
Music education
Homework in music education
Specialized music education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27T10:42:22Z
2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23795
url http://hdl.handle.net/10400.22/23795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134144562724864