Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23795 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática. |
id |
RCAP_4ababa1e99c8b39677e4aeee1286ffbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23795 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativosPrática de ensino supervisionadaFormação musicalEnsino especializado de músicaTrabalhos para casa na formação musicalSupervised teaching practiceMusic educationHomework in music educationSpecialized music educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática.The purpose of this internship report is to present a reflection on the learning made throughout the Supervised Teaching Practice, thus ending the 2nd cycle of studies conducted in the School of Education and the School of Music and Performing Arts of the Polytechnic of Porto. It is structured in three comprehensive chapters, the first chapter begins with a reflection on the relationship of the trainee with his/her internship center. Next, a contextualization of the internship site is presented, including the characterization of the subjects and classes involved in the Supervised Teaching Practice. In the second chapter, the whole internship process is explained and described in detail: i) the observation and recording of lessons; ii) the planning and teaching of lessons; iii) relevant reflections and analyses. The third chapter presents an investigation on the topic "Homework in the discipline of Music Training of specialized music education: conceptions, purposes and educational deviations". As instruments of data collection, a survey questionnaire was chosen, and it is directed to the teachers of the discipline of Music Education, the respective students and parents, from two different types of art schools, private and public specialized education. The literature review together with the analysis of the questionnaire results and their intersections, aims to provide readers with various perspectives and various realities regarding each question in the surveys and the homework assignments. Seeking to have readers reflect on this topic and how to apply it in practice.Costa, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaLopes, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeitão, Inês Filipa Mangana2023-10-27T10:42:22Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:14.006181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos |
title |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos |
spellingShingle |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos Leitão, Inês Filipa Mangana Prática de ensino supervisionada Formação musical Ensino especializado de música Trabalhos para casa na formação musical Supervised teaching practice Music education Homework in music education Specialized music education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos |
title_full |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos |
title_fullStr |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos |
title_full_unstemmed |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos |
title_sort |
Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos |
author |
Leitão, Inês Filipa Mangana |
author_facet |
Leitão, Inês Filipa Mangana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Jorge Alexandre Barros, Rosa Maria Lopes, Carla Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Inês Filipa Mangana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Formação musical Ensino especializado de música Trabalhos para casa na formação musical Supervised teaching practice Music education Homework in music education Specialized music education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Formação musical Ensino especializado de música Trabalhos para casa na formação musical Supervised teaching practice Music education Homework in music education Specialized music education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-27T10:42:22Z 2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23795 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134144562724864 |