Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5849 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_216f3fd4926b7940fe01cac94248351d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5849 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em focoFormação inicial de professoresEducação físicaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este estudo teve como objeto a formação inicial e os problemas encarados pelos professores iniciantes de Educação Física. O objetivo geral foi: problematizar a natureza dos problemas vivenciados por professores principiantes de Educação Física nos primeiros anos de atuação profissional no que concerne aos aspectos formativos e relacionais. Optamos por uma metodologia de caráter descritivo e exploratório, pois tinhamos como intuito descrever como decorria o processo na fase de ingresso à carreira docente, tendo como principal foco os contributos e a qualidade da formação inicial face aos problemas vivenciados pelo professor principiante e familiarizarmos com o fenômeno em investigação. A recolha de dados foi realizada junto à 82 sujeitos formados em uma Universidade Pública brasileira, através do inquérito por questionário, composto por cinco dimensões: formação inicial; relação com os alunos; relação com os colegas de trabalho; relação com a escola; e relação do professor com a profissão docente. Analisamos os dados com suporte do software estatístico SPSS 18.0, através das percentagens e da correlação de Spearman, que nos permitiu averiguar os problemas que se deparam os iniciantes nos seus quatro primeiros anos de atuação profissional. Os resultados obtidos levaram-nos a conhecer oito dos maiores problemas que estes professores iniciantes enfrentam: a dimensão formação inicial - com questões relacionadas a relação teoria-prática e a supervisão do professor de estágio; a dimensão relação com os alunos - com questões ligadas diretamente a intervenção didático-pedagógica do professor, seguido da dimensão relação da pessoa do professor com a profissão docente onde a insatisfação salarial e a dificuldade de encontrar emprego, são fontes de mal-estar na profissão. Por fim, deparamo-nos com aspectos relacionados as relações interpessoais no ambiente escolar: a dificuldade de adaptação dos principiantes ao grupo dos professores mais experientes por serem adeptos a rotinas e o baixo status da disciplina dentro da escola. O conhecimento destas dificuldades nos possibilitou dar um contributo, ainda que modesto, para a reconceptualização dos programas de formação inicial de professores que estão em vigor nas instituições de ensino superior brasileiras, principalmente aquela que estudamos, e em outros contextos internacionais.This study was focused on the training and the problems faced by beginning teachers of Physical Education. The overall objective was: to discuss the nature of the problems experienced by beginning teachers of Physical Education in the early years of professional performance in regard to training and relational aspects. We opted for a methodology of descriptive and exploratory. We had the intention to describe the process as appeared from the stage of entering the teaching profession, with the primary focus for contributions and the quality of initial training and the problems experienced by the novice teacher and become familiar with the phenomenon under investigation. Data collection was conducted with 82 subjects trained in a Brazilian Public University, through the questionnaire, consisting of five dimensions: initial training, relationship with students; relationship with coworkers, relationship with the school and the relationship teacher with the teaching profession. We analyzed the data supported by SPSS 18.0, using the percentages and the Spearman rank correlation, which allowed us to ascertain the problems faced by the beginners in their first four years of professional performance. The results led us to meet eight of the biggest problems facing these beginning teachers: a initial training dimension - issues related to the theory-practice and supervision of the teacher internship, the relationship with students - with issues directly didactic-pedagogic intervention of the teacher, followed the size of the individual teacher's relationship with the teaching profession where the salary dissatisfaction and difficulty of finding employment, are sources of malaise in the profession. Knowledge of these difficulties has enabled us to make a contribution for the reconceptualization of training programs for teachers that are in place in institutions of higher education in Brazil, especially in those that we have studied, and in other international contexts.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaXavier, Daianne Bastos, 1986-2012-04-03T10:49:01Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:04.954431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco |
title |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco |
spellingShingle |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco Xavier, Daianne Bastos, 1986- Formação inicial de professores Educação física Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco |
title_full |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco |
title_fullStr |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco |
title_full_unstemmed |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco |
title_sort |
Concluí, e agora? : os primeiros anos da carreira profissional na ótica dos professores de educação física : a formação inicial em foco |
author |
Xavier, Daianne Bastos, 1986- |
author_facet |
Xavier, Daianne Bastos, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Maria Manuela, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Daianne Bastos, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Educação física Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Formação inicial de professores Educação física Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-04-03T10:49:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5849 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134199645470720 |