Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12302 |
Resumo: | A elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças. |
id |
RCAP_4c3a7ee779923c4a6d412de1ddf971ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12302 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEBEnsino BásicoTrabalho de ProjetoAprendizagem significativaCooperaçãoEnsino de históriaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças.Carvalho, MariaRepositório ComumAlmeida, Catarina2016-03-14T19:19:30Z2015-06-302015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12302TID:201064677porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:21.785818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB |
title |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB |
spellingShingle |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB Almeida, Catarina Ensino Básico Trabalho de Projeto Aprendizagem significativa Cooperação Ensino de história Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB |
title_full |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB |
title_fullStr |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB |
title_full_unstemmed |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB |
title_sort |
Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB |
author |
Almeida, Catarina |
author_facet |
Almeida, Catarina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Trabalho de Projeto Aprendizagem significativa Cooperação Ensino de história Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Trabalho de Projeto Aprendizagem significativa Cooperação Ensino de história Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 2015-06-30T00:00:00Z 2016-03-14T19:19:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12302 TID:201064677 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12302 |
identifier_str_mv |
TID:201064677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134928468705280 |