O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8674 |
Resumo: | O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos. |
id |
RCAP_4c5c3e757b4997a551d64569a545de97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8674 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolasProjeto TurmaMaisacompanhamento técnico-pedagógicoacompanhamento científicoimpacto.O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos.2013-08-19T16:01:22Z2013-08-192013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8674http://hdl.handle.net/10174/8674porFialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013, 3 e 4 de julho). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas - Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde.Praia - Cabo VerdesimnaonaoDPEifialho@uevora.ptanamaria.cristovao@gmail.comheliosalgueiro@gmail.commcid@uevora.pt229Fialho, IsabelCristóvão, Ana MariaSalgueiro, HélioCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:55.586067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
title |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
spellingShingle |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas Fialho, Isabel Projeto TurmaMais acompanhamento técnico-pedagógico acompanhamento científico impacto. |
title_short |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
title_full |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
title_fullStr |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
title_full_unstemmed |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
title_sort |
O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Cristóvão, Ana Maria Salgueiro, Hélio Cid, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Cristóvão, Ana Maria Salgueiro, Hélio Cid, Marília |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Cristóvão, Ana Maria Salgueiro, Hélio Cid, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto TurmaMais acompanhamento técnico-pedagógico acompanhamento científico impacto. |
topic |
Projeto TurmaMais acompanhamento técnico-pedagógico acompanhamento científico impacto. |
description |
O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-19T16:01:22Z 2013-08-19 2013-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8674 http://hdl.handle.net/10174/8674 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013, 3 e 4 de julho). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas - Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde. Praia - Cabo Verde sim nao nao DPE ifialho@uevora.pt anamaria.cristovao@gmail.com heliosalgueiro@gmail.com mcid@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136512843972608 |