Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7000 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_4d520021f8febfc21a18d420b391488f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TICEnsino da informáticaNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoTecnologia educativaGPSRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O projeto “Descobrir Belém...georreferenciando-a” foi desenvolvido na turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária de Sacavém na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, no módulo “Criação de Páginas Web”. Os objetivos gerais do projeto foram: (i) os alunos fossem capazes de georreferenciar, a partir de telemóveis, os pontos de interesse turísticos de Belém, e (ii) procedessem à captação de fotografias com o intuito de integrar o material recolhido e editado, num Website e no Google Maps, de modo a valorizar o património cultural, histórico, gastronómico e lazer de Belém na Escola e no Mundo. Adotou-se uma metodologia de investigação segundo o paradigma pragmático, recorrendo-se a métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (entrevistas) para avaliar o (a) cumprimento dos objetivos de aprendizagem; (b) desenvolvimento das competências previstas no currículo; (c) contributo do projeto para a alteração das conceções dos alunos em relação à disciplina. Os resultados enunciam que os objetivos de aprendizagem foram satisfatoriamente atingidos, que ocorreu um incremento na perceção global dos alunos das competências desenvolvidas e os mesmos revelaram um maior sentido de aplicabilidade e utilidade da disciplina e um acréscimo na utilização das ferramentas TIC. Considera-se que o recurso às Tecnologias Móveis e à Georreferenciação foi pertinente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos na “Criação de Páginas Web”.The project "Descobrir Belém…georreferenciando-a" was developed in a 10th grade class of a Technical Vocational School of Tourism in Sacavém in the subject of Information and Communication Technologies (ICT), in the sub-subject "Creating Web Pages". The main purpose of the project were: (i) the students were able to georeference, from mobile phones, the tourist sights of Belem, and (ii) proceed a capture of photographs in order to integrate the collected and edited material in a Website and Google Maps, in order to enhance the cultural heritage, historic, gastronomic and leisure of Belem in the school and the World. We adopted a research methodology according to the pragmatic paradigm, making use of quantitative methods (questionnaires) and qualitative (interviews) to assess (a) achievement of learning objectives, (b) development of skills in the curriculum, (c) contributions of the project to change students conceptions regarding the ICT. The results state that the learning purposes were met satisfactorily, there was an increase in students overall perception of the skills developed and they showed a greater sense of applicability and usefulness of the ICT and an increase in the use of ICT tools. It is considered that the use of Mobile Technologies and the geotagging was relevant to the teaching-learning process of students in the sub-subject "Creating Web Pages".Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ana Isabel André da Silva, 1979-2012-09-27T15:45:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.553379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC |
title |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC |
spellingShingle |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979- Ensino da informática Novas tecnologias da informação e da comunicação Tecnologia educativa GPS Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC |
title_full |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC |
title_fullStr |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC |
title_full_unstemmed |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC |
title_sort |
Tecnologias móveis e georreferenciação : integrando inovação no ensino das TIC |
author |
Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979- |
author_facet |
Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Isabel André da Silva, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da informática Novas tecnologias da informação e da comunicação Tecnologia educativa GPS Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Ensino da informática Novas tecnologias da informação e da comunicação Tecnologia educativa GPS Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-27T15:45:04Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7000 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134210000158720 |