Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Carla Sofia Aniceto Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8630
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base as práticas educativas desenvolvidas nos dois contextos de estágio. Este documento perspetiva o quadro teórico-conceptual no qual se desenvolveram os estágios, traça os contextos de estágios e destaca crítica e refletidamente atividades desenvolvidas em ambos os contextos, assim como fundamenta decisões da prática educativa, pelo que espelha todo o processo formativo promotor de um desenvolvimento pessoal e profissional. De relevar a metodologia de investigação-ação que sustentou o processo de intervenção real e contribui para a melhoria crescente da prática pedagógica pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, determinou um conhecimento profissional, imperioso para um profissional da educação, na esteia da proximidade real, de uma ação mais profícua, envolvente num processo reflexivo e colaborador que estimulou o paradigma socioconstrutivista. Note-se que nas práticas desenvolvidas o processo de observação foi uma ferramenta essencial para a planificação de intervenções situadas no tempo, no espaço, nas características do grupo, com vista ao desenvolvimento integral das crianças, tendo em linha de conta a promoção de um ambiente pedagógico e didaticamente diferenciado e significativo. Este aspeto foi crucial para a construção de uma prática sustentada, contextualizada e significativa. O recurso a diversas estratégias, a possibilidade de intervenção na escola e contactar com a comunidade educativa, a reflexão com o par pedagógico e a professora cooperante, permitiram a construção de um perfil docente de relação, proactivo, criativo e empreendedor.
id RCAP_4d6894a7f229e35ebda88b804f0d0819
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioFormação docenteInvestigação-AçãoArticulação CurricularEducaçãoTeacher trainingResearch-ActionCurriculum jointEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base as práticas educativas desenvolvidas nos dois contextos de estágio. Este documento perspetiva o quadro teórico-conceptual no qual se desenvolveram os estágios, traça os contextos de estágios e destaca crítica e refletidamente atividades desenvolvidas em ambos os contextos, assim como fundamenta decisões da prática educativa, pelo que espelha todo o processo formativo promotor de um desenvolvimento pessoal e profissional. De relevar a metodologia de investigação-ação que sustentou o processo de intervenção real e contribui para a melhoria crescente da prática pedagógica pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, determinou um conhecimento profissional, imperioso para um profissional da educação, na esteia da proximidade real, de uma ação mais profícua, envolvente num processo reflexivo e colaborador que estimulou o paradigma socioconstrutivista. Note-se que nas práticas desenvolvidas o processo de observação foi uma ferramenta essencial para a planificação de intervenções situadas no tempo, no espaço, nas características do grupo, com vista ao desenvolvimento integral das crianças, tendo em linha de conta a promoção de um ambiente pedagógico e didaticamente diferenciado e significativo. Este aspeto foi crucial para a construção de uma prática sustentada, contextualizada e significativa. O recurso a diversas estratégias, a possibilidade de intervenção na escola e contactar com a comunidade educativa, a reflexão com o par pedagógico e a professora cooperante, permitiram a construção de um perfil docente de relação, proactivo, criativo e empreendedor.This professional qualification report was prepared under the Master in Pre- School Education and Training of the 1st cycle of basic education, based on educational practices developed in stage two contexts. This document perspective the theoretical and conceptual framework in which developed stages, traces the contexts of stages and highlights critical and reflectively activities in both contexts, as well as based decisions of educational practice, which mirrors the entire training process promoter of a personal and professional development. To reveal the methodology of action research that supported the actual intervention process and contribute to the growing improvement of pedagogical practice by observation, planning, action, evaluation and reflection. Thus, he determined professional knowledge imperative for a professional education in the stela of real proximity, an action more fruitful, engaging in a reflective process and collaborator who encouraged the social constructivist paradigm. Note that the practices developed the observation process was an essential tool for planning situated interventions in time, in space, the group's characteristics, with a view to the full development of children, taking into account the promotion of an environment pedagogical and didactically differentiated and meaningful. This aspect was crucial for the construction of a sustained and significant practical contextualized. The use of various strategies, the possibility of intervention in school and contact with the educational community, the reflection with the pedagogical pair and cooperating teacher, allowed the construction of a teaching profile relationship, proactive, creative and enterprising.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoViana, Carla Sofia Aniceto Rocha2016-11-08T12:04:52Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8630TID:201275716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:26.406283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Viana, Carla Sofia Aniceto Rocha
Formação docente
Investigação-Ação
Articulação Curricular
Educação
Teacher training
Research-Action
Curriculum joint
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Viana, Carla Sofia Aniceto Rocha
author_facet Viana, Carla Sofia Aniceto Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Carla Sofia Aniceto Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Investigação-Ação
Articulação Curricular
Educação
Teacher training
Research-Action
Curriculum joint
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação docente
Investigação-Ação
Articulação Curricular
Educação
Teacher training
Research-Action
Curriculum joint
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base as práticas educativas desenvolvidas nos dois contextos de estágio. Este documento perspetiva o quadro teórico-conceptual no qual se desenvolveram os estágios, traça os contextos de estágios e destaca crítica e refletidamente atividades desenvolvidas em ambos os contextos, assim como fundamenta decisões da prática educativa, pelo que espelha todo o processo formativo promotor de um desenvolvimento pessoal e profissional. De relevar a metodologia de investigação-ação que sustentou o processo de intervenção real e contribui para a melhoria crescente da prática pedagógica pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, determinou um conhecimento profissional, imperioso para um profissional da educação, na esteia da proximidade real, de uma ação mais profícua, envolvente num processo reflexivo e colaborador que estimulou o paradigma socioconstrutivista. Note-se que nas práticas desenvolvidas o processo de observação foi uma ferramenta essencial para a planificação de intervenções situadas no tempo, no espaço, nas características do grupo, com vista ao desenvolvimento integral das crianças, tendo em linha de conta a promoção de um ambiente pedagógico e didaticamente diferenciado e significativo. Este aspeto foi crucial para a construção de uma prática sustentada, contextualizada e significativa. O recurso a diversas estratégias, a possibilidade de intervenção na escola e contactar com a comunidade educativa, a reflexão com o par pedagógico e a professora cooperante, permitiram a construção de um perfil docente de relação, proactivo, criativo e empreendedor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08T12:04:52Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8630
TID:201275716
url http://hdl.handle.net/10400.22/8630
identifier_str_mv TID:201275716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390775656448