Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Joana Patrícia Moreira e Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16192
Resumo: O presente relatório de estágio é parte integrante da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e apresenta-se como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme publicado no Decreto-Lei n.º 79/2014, datado de 14 de maio. Neste documento são contempladas as vivências, as reflexões e as aprendizagens da mestranda nos contextos afetos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo-se que reflita, de forma crítica e fundamentada, o percurso formativo concretizado pela mesma em ambas as valências. Neste contexto, serão abordadas as conceções teóricas e legais que sustentaram toda a trajetória realizada e que, juntamente com a Prática Educativa, permitiram construir saberes profissionais, curriculares, pedagógicos e experienciais, considerando os específicos dos dois níveis educativos, dando assim início à construção da profissionalidade docente. De relevar a metodologia de investigação-ação como um dos eixos basilares da formação docente, pelo seu caráter reflexivo e investigativo, características primordiais na compreensão dos contextos educativos e na transformação da prática educativa, dimensões fundamentais para a construção do perfil docente. Acresce, ainda, o processo colaborativo em díade que enriqueceu os significados da docência tendo sido determinante para a prática educativa e o crescimento profissional e pessoal. Assim, a Prática Educativa Supervisionada permitiu o desenvolvimento de competências para um perfil duplo de docência, favorecendo uma visão holística de educação.
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