Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31915
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_4d7fd6674703e48f0bc6283da1691654
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/31915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em riscoAcções de formaçãoFormação experiencialCrianças em riscoEducação de adultosRelatórios de estágio de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório de estágio intitulado por “Formação dos Membros de uma Equipa com Intervenção de Crianças em Risco” aborda a formação dos membros da equipa das Redes Sociais do IAC (Instituto de Apoio à Criança) – Projeto Rua, onde estive inserida no decorrer do meu estágio curricular. Com este trabalho, pretendi perceber como é que os membros desta equipa são formados nomeadamente compreender a formação experiencial de cada um deles. Estes elementos dinamizam inúmeras ações de formação e na forma como eles organizam e levam a cabo, verifica-se claramente a presença da vasta experiência profissional que detêm. Ao longo deste relatório são também abordadas as várias atividades que desenvolvi ao longo do meu estágio curricular na equipa das Redes Sociais, do IAC- Projeto Rua; indico as ações de formação que o Projeto Rua dinamizou e como se organizava a formação e, ainda, treze das inúmeras dinâmicas de formação utilizadas pelos membros deste Projeto. Este relatório contém sete capítulos: notas introdutórias; notas metodológicas: onde refiro as diferentes técnicas de recolha de dados que utilizei para obter informação sobre a formação e a formação experiencial dos membros da equipa das Redes Sociais do Projeto Rua; a caracterização da organização, onde faço uma breve análise do Instituto de Apoio à Criança e do Projeto Rua; indico que imagem organizacional eu considero que o IAC se assemelha e de que forma a cultura organizacional carateriza o IAC- Projeto Rua; o meu estágio curricular no Projeto Rua: onde abordo as diferentes atividades que desenvolvi ao longo do meu estágio curricular; a formação no Projeto Rua: onde analiso as diferentes ações de formação que foram dinamizadas; algumas das dinâmicas de formação utilizadas na formação do Projeto Rua; o enquadramento teórico: onde debato temas como a educação de adultos e a formação experiencial, entre outros; a análise interpretativa de entrevistas onde analiso a formação não formal dos membros da equipa das Redes Sociais e ainda a sua formação experiencial e as considerações finais onde refiro as principais ideias associadas à realização deste relatório de estágio.This internship report titled” Training of Team Members with Intervention of Children at Risk” addresses the training of the members of the Social Networks team, where I have been inserted during my internship. With this work, I wanted to understand how the members of this team are formed and also to understand the experiential learning of each one of them. The elements of this team develop many training programmes and there is a clear presence of the vast professional experience that these elements have. Throughout this report are also addressed various activities that I developed during my internship in the Social Networks team (Equipa das Redes Sociais), from IAC (Instituto de Apoio à Criança) - Child Support Institute - Projecto Rua (Street Project); I pointed out that the Street Project (Projeto Rua) training programmes were dynamic and how training was organized and also thirteen of the numerous training activities used by these members in sessions. This report includes seven chapters: introductory notes; methodological notes: where I refer to the different techniques that I used to obtain information about the training and experiential training of the members of the Social Networks team (Equipa das Redes Sociais) of the Street Project (Projeto Rua); characterization of the organization: where I make a brief characterization of the Child Support Institute (IAC- Instituto de Apoio à Criança) and the Street Project; the conceptual and theoretical framework: in which I discuss what organizational image the IAC resembles and how the organizational culture characterizes the IAC-Street Project; my curricular internship in the Street Project: where I approach the different activities that I developed in the Street Project throughout my curricular internship; training in the Street Project: where I analyze the different training actions that were dynamized in the Street Project; the dynamics used in the training in the Street Project; the theoretical framework: where he debated topics such as adult education, experiential training, among others; the interpretative analysis of the interviews: where I approach the training of members of the Social Networks team (equipa das Redes Sociais) and their experiential training and the final considerations where I refer to the main ideas associated with the completion of this internship report.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994-2018-02-22T11:10:25Z20172017-10-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31915TID:201912864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:25:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:15.669278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
title Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
spellingShingle Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994-
Acções de formação
Formação experiencial
Crianças em risco
Educação de adultos
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
title_full Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
title_fullStr Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
title_full_unstemmed Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
title_sort Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
author Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994-
author_facet Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Acções de formação
Formação experiencial
Crianças em risco
Educação de adultos
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Acções de formação
Formação experiencial
Crianças em risco
Educação de adultos
Relatórios de estágio de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-11
2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-22T11:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/31915
TID:201912864
url http://hdl.handle.net/10451/31915
identifier_str_mv TID:201912864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134398805704704