Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/31915 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_4d7fd6674703e48f0bc6283da1691654 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/31915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em riscoAcções de formaçãoFormação experiencialCrianças em riscoEducação de adultosRelatórios de estágio de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório de estágio intitulado por “Formação dos Membros de uma Equipa com Intervenção de Crianças em Risco” aborda a formação dos membros da equipa das Redes Sociais do IAC (Instituto de Apoio à Criança) – Projeto Rua, onde estive inserida no decorrer do meu estágio curricular. Com este trabalho, pretendi perceber como é que os membros desta equipa são formados nomeadamente compreender a formação experiencial de cada um deles. Estes elementos dinamizam inúmeras ações de formação e na forma como eles organizam e levam a cabo, verifica-se claramente a presença da vasta experiência profissional que detêm. Ao longo deste relatório são também abordadas as várias atividades que desenvolvi ao longo do meu estágio curricular na equipa das Redes Sociais, do IAC- Projeto Rua; indico as ações de formação que o Projeto Rua dinamizou e como se organizava a formação e, ainda, treze das inúmeras dinâmicas de formação utilizadas pelos membros deste Projeto. Este relatório contém sete capítulos: notas introdutórias; notas metodológicas: onde refiro as diferentes técnicas de recolha de dados que utilizei para obter informação sobre a formação e a formação experiencial dos membros da equipa das Redes Sociais do Projeto Rua; a caracterização da organização, onde faço uma breve análise do Instituto de Apoio à Criança e do Projeto Rua; indico que imagem organizacional eu considero que o IAC se assemelha e de que forma a cultura organizacional carateriza o IAC- Projeto Rua; o meu estágio curricular no Projeto Rua: onde abordo as diferentes atividades que desenvolvi ao longo do meu estágio curricular; a formação no Projeto Rua: onde analiso as diferentes ações de formação que foram dinamizadas; algumas das dinâmicas de formação utilizadas na formação do Projeto Rua; o enquadramento teórico: onde debato temas como a educação de adultos e a formação experiencial, entre outros; a análise interpretativa de entrevistas onde analiso a formação não formal dos membros da equipa das Redes Sociais e ainda a sua formação experiencial e as considerações finais onde refiro as principais ideias associadas à realização deste relatório de estágio.This internship report titled” Training of Team Members with Intervention of Children at Risk” addresses the training of the members of the Social Networks team, where I have been inserted during my internship. With this work, I wanted to understand how the members of this team are formed and also to understand the experiential learning of each one of them. The elements of this team develop many training programmes and there is a clear presence of the vast professional experience that these elements have. Throughout this report are also addressed various activities that I developed during my internship in the Social Networks team (Equipa das Redes Sociais), from IAC (Instituto de Apoio à Criança) - Child Support Institute - Projecto Rua (Street Project); I pointed out that the Street Project (Projeto Rua) training programmes were dynamic and how training was organized and also thirteen of the numerous training activities used by these members in sessions. This report includes seven chapters: introductory notes; methodological notes: where I refer to the different techniques that I used to obtain information about the training and experiential training of the members of the Social Networks team (Equipa das Redes Sociais) of the Street Project (Projeto Rua); characterization of the organization: where I make a brief characterization of the Child Support Institute (IAC- Instituto de Apoio à Criança) and the Street Project; the conceptual and theoretical framework: in which I discuss what organizational image the IAC resembles and how the organizational culture characterizes the IAC-Street Project; my curricular internship in the Street Project: where I approach the different activities that I developed in the Street Project throughout my curricular internship; training in the Street Project: where I analyze the different training actions that were dynamized in the Street Project; the dynamics used in the training in the Street Project; the theoretical framework: where he debated topics such as adult education, experiential training, among others; the interpretative analysis of the interviews: where I approach the training of members of the Social Networks team (equipa das Redes Sociais) and their experiential training and the final considerations where I refer to the main ideas associated with the completion of this internship report.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994-2018-02-22T11:10:25Z20172017-10-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31915TID:201912864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:25:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:15.669278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco |
title |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco |
spellingShingle |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994- Acções de formação Formação experiencial Crianças em risco Educação de adultos Relatórios de estágio de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco |
title_full |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco |
title_fullStr |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco |
title_full_unstemmed |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco |
title_sort |
Formação dos membros de uma equipa com intevenção de crianças em risco |
author |
Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994- |
author_facet |
Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Beatriz Miranda Petinga, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acções de formação Formação experiencial Crianças em risco Educação de adultos Relatórios de estágio de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Acções de formação Formação experiencial Crianças em risco Educação de adultos Relatórios de estágio de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-10-11 2017-01-01T00:00:00Z 2018-02-22T11:10:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/31915 TID:201912864 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/31915 |
identifier_str_mv |
TID:201912864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134398805704704 |