Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9982 |
Resumo: | O presente relatório reflete o percurso de formação inicial realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, nomeadamente a ação pedagógica desenvolvida em contexto, enquadrada na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada. Assim, este evidencia as aprendizagens concretizadas e as competências adquiridas pela mestranda, bem como as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças, numa perspetiva coconstrutiva do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspetiva, o relatório incorpora, para além do enquadramento teórico e legal e da caraterização dos contextos educativos, uma componente de análise e reflexão acerca da intervenção realizada, sustentada e fundamentada pela mobilização dos pressupostos teórico-práticos. E, por fim, um momento de reflexão interior acerca do caminho percorrido. Importa referir, ainda, que a ação desenvolvida teve como linha orientadora as finalidades e objetivos determinados pela unidade curricular em questão, potenciando a aquisição de competências e o desenvolvimento da identidade profissional do(a) educador(a) de infância. Concomitantemente, menciona-se o caráter investigativo em contexto de prática educativa, preconizando as linhas orientadoras da metodologia de investigação-ação que se assume preponderante na construção e desenvolvimento do perfil específico da mestranda em formação. Em suma, importa destacar que a prática educativa supervisionada se concretiza na valência de creche e em contexto da educação pré-escolar, abarcando as diversas especificidades de ambas com a perspetiva do desenvolvimento de uma educação de infância de qualidade. |
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Relatório de EstágioEducaçãoCrechePré-escolarFormaçãoEducationDaycarePreschoolTrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete o percurso de formação inicial realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, nomeadamente a ação pedagógica desenvolvida em contexto, enquadrada na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada. Assim, este evidencia as aprendizagens concretizadas e as competências adquiridas pela mestranda, bem como as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças, numa perspetiva coconstrutiva do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspetiva, o relatório incorpora, para além do enquadramento teórico e legal e da caraterização dos contextos educativos, uma componente de análise e reflexão acerca da intervenção realizada, sustentada e fundamentada pela mobilização dos pressupostos teórico-práticos. E, por fim, um momento de reflexão interior acerca do caminho percorrido. Importa referir, ainda, que a ação desenvolvida teve como linha orientadora as finalidades e objetivos determinados pela unidade curricular em questão, potenciando a aquisição de competências e o desenvolvimento da identidade profissional do(a) educador(a) de infância. Concomitantemente, menciona-se o caráter investigativo em contexto de prática educativa, preconizando as linhas orientadoras da metodologia de investigação-ação que se assume preponderante na construção e desenvolvimento do perfil específico da mestranda em formação. Em suma, importa destacar que a prática educativa supervisionada se concretiza na valência de creche e em contexto da educação pré-escolar, abarcando as diversas especificidades de ambas com a perspetiva do desenvolvimento de uma educação de infância de qualidade.This report reflect on the progression of initial training undertaken in the scope of the Master Programme in Preschool Education, namely the pedagogic action carried out in this context and framed within the course “Supervised Educational Practice”. Thus, the report shows the learnings materialised and the skills attained by the Master student, as well as the learnings developed by the children, in a co-constructive perspective of the teaching and learning process. In this perspective, the report includes - besides the theoretical and legal framework and the characterisation of the educational contexts - an analysis and reflection on the intervention that has been carried out. This analysis is based and founded on the mobilisation of the theoretical and practical presumptions. Lastly, it also includes inner-reflection remarks on the path taken by the Master student. It is also important to note that the purposes and goals established by the aforementioned course have been the guidelines for the action carried through by the Master student. This has potentiated the attainment of skills and the development of the kindergarten teacher’s professional identity. Simultaneously, the research orientation in the context of educational practice is mentioned, which puts forward the guidelines for the researchaction methodology. This has revealed itself to be paramount in the construction and development of the specific profile of the Master student. All in all, it is important to emphasise that the supervised educational practice materialises in the daycare and in the context of preschool education, comprising the different specificities of both of them with the perspective of the development of a good-quality preschool education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarçal, Ana Patrícia Vitorino2017-06-30T13:06:28Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9982TID:201712008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:30.154484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório reflete o percurso de formação inicial realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, nomeadamente a ação pedagógica desenvolvida em contexto, enquadrada na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada. Assim, este evidencia as aprendizagens concretizadas e as competências adquiridas pela mestranda, bem como as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças, numa perspetiva coconstrutiva do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspetiva, o relatório incorpora, para além do enquadramento teórico e legal e da caraterização dos contextos educativos, uma componente de análise e reflexão acerca da intervenção realizada, sustentada e fundamentada pela mobilização dos pressupostos teórico-práticos. E, por fim, um momento de reflexão interior acerca do caminho percorrido. Importa referir, ainda, que a ação desenvolvida teve como linha orientadora as finalidades e objetivos determinados pela unidade curricular em questão, potenciando a aquisição de competências e o desenvolvimento da identidade profissional do(a) educador(a) de infância. Concomitantemente, menciona-se o caráter investigativo em contexto de prática educativa, preconizando as linhas orientadoras da metodologia de investigação-ação que se assume preponderante na construção e desenvolvimento do perfil específico da mestranda em formação. Em suma, importa destacar que a prática educativa supervisionada se concretiza na valência de creche e em contexto da educação pré-escolar, abarcando as diversas especificidades de ambas com a perspetiva do desenvolvimento de uma educação de infância de qualidade. |
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