O papel do psicólogo em contexto escolar: escola inclusiva – intervenção e acompanhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Sandra Antunes Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5822
Resumo: A contextualização do local de estágio, o enquadramento teórico e os respetivos casos clínicos, realizados numa população de crianças e jovens do ensino básico e secundário, será o mote principal do presente relatório. A ação do psicólogo no contexto escolar, mais propriamente num CRI (Centro de Recursos para a Inclusão), assume um papel fulcral na implementação das medidas de suporte de inclusão à aprendizagem. As medidas ao suporte de inclusão à aprendizagem incluem assim uma ação direta do psicólogo, tanto na avaliação, junto de crianças que possam apresentar dificuldades ou necessidades específicas, como também no apoio psicopedagógico, sendo este último ponto essencial no desenvolvimento da identidade (social e pessoal) dos jovens. O Centro de Recursos para a inclusão tem assim como princípio principal promover a aprendizagem e participação objetiva de todas as crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) através de apoio psicopedagógico, conforme poderemos constatar na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Convenção dos Direitos da Criança, reafirmada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e na Declaração de Salamanca. Os objetivos do CRI, além de incidirem essencialmente na promoção da aprendizagem junto de jovens com necessidades educativas especiais, assentam também na criação de estratégias para os docentes e familiares dos alunos, consciencializar a comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidades e promover a participação social e a vida autónoma, contam com a participação ativa de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAI).
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