Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Celeste Locci
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8112
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (PL2/PLE), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
id RCAP_4dc211447139006ad0edd7792ba0654d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológicoLínguas - Estudo e ensinoAnálise do discursoLiteraciaFuncionalismo (Linguística)Teses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (PL2/PLE), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Esta dissertação em Linguística Aplicada tem como foco principal indagar sobre o modo como o conhecimento genológico informa as práticas de ensino das línguas no ensino básico e secundário, incluindo o ensino de Português língua não materna. Ao compreender o modelo de formação de professores, pretendemos contribuir com propostas sustentadas para a (re) construção de um modelo de formação, no que concerne à área do ensino das línguas. Para o efeito, levamos à prática um inquérito junto de professores de língua (materna e não materna) que revelou elementos significativos para o estabelecimento de nexos entre as novas propostas curriculares e a praxis. Toda a análise dos dados do inquérito está informada pela Teoria do Registo e do Género (J. Martin e J. Rothery) e pelas propostas pedagógicas daí resultantes. Investigamos a visão e as metodologias empregadas atualmente no uso e ensino de textos e géneros textuais pelos professores de línguas com o intuito de oferecer informações reais e melhorar o planeamento de cursos de formação continuada, identificando caminhos e processos para a melhoria do desempenho dos alunos portugueses no decorrer da vida escolar.Abstract: This paper, in Applied Linguistics, aims at questioning in what ways the textual genre knowledge informs the practices of language teaching in basic and secondary schools, including the teaching of Portuguese as a foreign language. From understanding the teacher’s education model, we intend to contribute with sustained propositions to a (re) construction of a training model, regarding the language teaching area. In order to achieve it, we have developed an inquiry to be answered by language teachers (mother tongue and second languages) which has revealed meaningful elements for the establishment of nexus between the newest curricular proposals and the practice. All the inquiry data analysis is informed by the Genre and Register Theory (J. Martin and J. Rothery) and by its pedagogical proposals. We have investigated the language teacher’s vision, as well as, the methodologies employed by them, nowadays, in the use and teaching of texts and genres with the intention of offering real data and improving the planning of teacher’s in-job training courses, identifying ways and processes to the benefit of Portuguese students during their school years.Avelar, António,1955-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Carolina Celeste Locci2013-03-26T16:43:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:45.901269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
title Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
spellingShingle Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
Costa, Carolina Celeste Locci
Línguas - Estudo e ensino
Análise do discurso
Literacia
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
title_short Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
title_full Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
title_fullStr Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
title_full_unstemmed Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
title_sort Dialogo entre a linguística e a pedagogia: a voz dos docentes e o seu conhecimento genológico
author Costa, Carolina Celeste Locci
author_facet Costa, Carolina Celeste Locci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avelar, António,1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina Celeste Locci
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas - Estudo e ensino
Análise do discurso
Literacia
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
topic Línguas - Estudo e ensino
Análise do discurso
Literacia
Funcionalismo (Linguística)
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (PL2/PLE), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-26T16:43:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8112
url http://hdl.handle.net/10451/8112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220554076160