Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1470 |
Resumo: | No presente relatório está presente e explicitado o processo de formação vivenciado pela estagiária nas valências do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em duas escolas de cariz público pertencentes ao Concelho do Porto. Na busca de uma profissionalização de qualidade, foi utilizado um estudo de cariz, maioritariamente, qualitativo numa tentativa de provocar nos alunos motivação e interesse, traduzidos em aprendizagens significativas, contribuindo para a formação de indivíduos capazes e autónomos, ou seja, futuros cidadãos interventivos, críticos, conscientes e felizes, através da realização de tarefas diversificadas, direcionadas, ponderadas e refletidas. Uma constante atualização e (re)adaptação ao ensino de hoje e consecutivas necessidades educativas (e mesmo pessoais) dos alunos, pois existe a necessidade e responsabilidade de desenvolver o potencial máximo existente em cada um deles e na própria estagiária.ABSTRACT This report presents and explains the training process experienced by the trainee in the valences of 1st and 2nd cycles of basic education in two public schools at the Porto county. In search of professional quality, a study of nature mostly qualitative was used in an attempt to increase students motivation and interest, translated into meaningful learning, contributing to the education of individuals capable and autonomous, in other words, future interventional citizens, critical, conscious and happy, by performing diverse tasks, directed, weighted and reflected. An constant update and (re)adaptation to school today and consecutive educational (and even personal) needs of students, existed then, and exist the need and responsibility to develop the maximum potential available in each one of them and on the intern also. |
id |
RCAP_4dffb161318ab7b1e1d87f4087803316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1470 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuroEnsino Básico (1º-2º ciclo)Docente generalistaCrescimento pessoalMotivaçãoNo presente relatório está presente e explicitado o processo de formação vivenciado pela estagiária nas valências do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em duas escolas de cariz público pertencentes ao Concelho do Porto. Na busca de uma profissionalização de qualidade, foi utilizado um estudo de cariz, maioritariamente, qualitativo numa tentativa de provocar nos alunos motivação e interesse, traduzidos em aprendizagens significativas, contribuindo para a formação de indivíduos capazes e autónomos, ou seja, futuros cidadãos interventivos, críticos, conscientes e felizes, através da realização de tarefas diversificadas, direcionadas, ponderadas e refletidas. Uma constante atualização e (re)adaptação ao ensino de hoje e consecutivas necessidades educativas (e mesmo pessoais) dos alunos, pois existe a necessidade e responsabilidade de desenvolver o potencial máximo existente em cada um deles e na própria estagiária.ABSTRACT This report presents and explains the training process experienced by the trainee in the valences of 1st and 2nd cycles of basic education in two public schools at the Porto county. In search of professional quality, a study of nature mostly qualitative was used in an attempt to increase students motivation and interest, translated into meaningful learning, contributing to the education of individuals capable and autonomous, in other words, future interventional citizens, critical, conscious and happy, by performing diverse tasks, directed, weighted and reflected. An constant update and (re)adaptation to school today and consecutive educational (and even personal) needs of students, existed then, and exist the need and responsibility to develop the maximum potential available in each one of them and on the intern also.2014-07-14T10:51:42Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1470TID:201465639porDel Pino, Cristina Alexandra Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:54.016063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro |
title |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro |
spellingShingle |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro Del Pino, Cristina Alexandra Araújo Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista Crescimento pessoal Motivação |
title_short |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro |
title_full |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro |
title_fullStr |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro |
title_full_unstemmed |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro |
title_sort |
Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro |
author |
Del Pino, Cristina Alexandra Araújo |
author_facet |
Del Pino, Cristina Alexandra Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Del Pino, Cristina Alexandra Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista Crescimento pessoal Motivação |
topic |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Docente generalista Crescimento pessoal Motivação |
description |
No presente relatório está presente e explicitado o processo de formação vivenciado pela estagiária nas valências do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em duas escolas de cariz público pertencentes ao Concelho do Porto. Na busca de uma profissionalização de qualidade, foi utilizado um estudo de cariz, maioritariamente, qualitativo numa tentativa de provocar nos alunos motivação e interesse, traduzidos em aprendizagens significativas, contribuindo para a formação de indivíduos capazes e autónomos, ou seja, futuros cidadãos interventivos, críticos, conscientes e felizes, através da realização de tarefas diversificadas, direcionadas, ponderadas e refletidas. Uma constante atualização e (re)adaptação ao ensino de hoje e consecutivas necessidades educativas (e mesmo pessoais) dos alunos, pois existe a necessidade e responsabilidade de desenvolver o potencial máximo existente em cada um deles e na própria estagiária.ABSTRACT This report presents and explains the training process experienced by the trainee in the valences of 1st and 2nd cycles of basic education in two public schools at the Porto county. In search of professional quality, a study of nature mostly qualitative was used in an attempt to increase students motivation and interest, translated into meaningful learning, contributing to the education of individuals capable and autonomous, in other words, future interventional citizens, critical, conscious and happy, by performing diverse tasks, directed, weighted and reflected. An constant update and (re)adaptation to school today and consecutive educational (and even personal) needs of students, existed then, and exist the need and responsibility to develop the maximum potential available in each one of them and on the intern also. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-14T10:51:42Z 2014-06-01T00:00:00Z 2014-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1470 TID:201465639 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1470 |
identifier_str_mv |
TID:201465639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623082426368 |