Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Pino, Cristina Alexandra Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1470
Resumo: No presente relatório está presente e explicitado o processo de formação vivenciado pela estagiária nas valências do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em duas escolas de cariz público pertencentes ao Concelho do Porto. Na busca de uma profissionalização de qualidade, foi utilizado um estudo de cariz, maioritariamente, qualitativo numa tentativa de provocar nos alunos motivação e interesse, traduzidos em aprendizagens significativas, contribuindo para a formação de indivíduos capazes e autónomos, ou seja, futuros cidadãos interventivos, críticos, conscientes e felizes, através da realização de tarefas diversificadas, direcionadas, ponderadas e refletidas. Uma constante atualização e (re)adaptação ao ensino de hoje e consecutivas necessidades educativas (e mesmo pessoais) dos alunos, pois existe a necessidade e responsabilidade de desenvolver o potencial máximo existente em cada um deles e na própria estagiária.ABSTRACT This report presents and explains the training process experienced by the trainee in the valences of 1st and 2nd cycles of basic education in two public schools at the Porto county. In search of professional quality, a study of nature mostly qualitative was used in an attempt to increase students motivation and interest, translated into meaningful learning, contributing to the education of individuals capable and autonomous, in other words, future interventional citizens, critical, conscious and happy, by performing diverse tasks, directed, weighted and reflected. An constant update and (re)adaptation to school today and consecutive educational (and even personal) needs of students, existed then, and exist the need and responsibility to develop the maximum potential available in each one of them and on the intern also.
id RCAP_4dffb161318ab7b1e1d87f4087803316
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescendo na educação: uma perspetiva de futuroEnsino Básico (1º-2º ciclo)Docente generalistaCrescimento pessoalMotivaçãoNo presente relatório está presente e explicitado o processo de formação vivenciado pela estagiária nas valências do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em duas escolas de cariz público pertencentes ao Concelho do Porto. Na busca de uma profissionalização de qualidade, foi utilizado um estudo de cariz, maioritariamente, qualitativo numa tentativa de provocar nos alunos motivação e interesse, traduzidos em aprendizagens significativas, contribuindo para a formação de indivíduos capazes e autónomos, ou seja, futuros cidadãos interventivos, críticos, conscientes e felizes, através da realização de tarefas diversificadas, direcionadas, ponderadas e refletidas. Uma constante atualização e (re)adaptação ao ensino de hoje e consecutivas necessidades educativas (e mesmo pessoais) dos alunos, pois existe a necessidade e responsabilidade de desenvolver o potencial máximo existente em cada um deles e na própria estagiária.ABSTRACT This report presents and explains the training process experienced by the trainee in the valences of 1st and 2nd cycles of basic education in two public schools at the Porto county. In search of professional quality, a study of nature mostly qualitative was used in an attempt to increase students motivation and interest, translated into meaningful learning, contributing to the education of individuals capable and autonomous, in other words, future interventional citizens, critical, conscious and happy, by performing diverse tasks, directed, weighted and reflected. An constant update and (re)adaptation to school today and consecutive educational (and even personal) needs of students, existed then, and exist the need and responsibility to develop the maximum potential available in each one of them and on the intern also.2014-07-14T10:51:42Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1470TID:201465639porDel Pino, Cristina Alexandra Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:54.016063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
title Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
spellingShingle Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
Del Pino, Cristina Alexandra Araújo
Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Docente generalista
Crescimento pessoal
Motivação
title_short Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
title_full Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
title_fullStr Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
title_full_unstemmed Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
title_sort Crescendo na educação: uma perspetiva de futuro
author Del Pino, Cristina Alexandra Araújo
author_facet Del Pino, Cristina Alexandra Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Pino, Cristina Alexandra Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Docente generalista
Crescimento pessoal
Motivação
topic Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Docente generalista
Crescimento pessoal
Motivação
description No presente relatório está presente e explicitado o processo de formação vivenciado pela estagiária nas valências do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em duas escolas de cariz público pertencentes ao Concelho do Porto. Na busca de uma profissionalização de qualidade, foi utilizado um estudo de cariz, maioritariamente, qualitativo numa tentativa de provocar nos alunos motivação e interesse, traduzidos em aprendizagens significativas, contribuindo para a formação de indivíduos capazes e autónomos, ou seja, futuros cidadãos interventivos, críticos, conscientes e felizes, através da realização de tarefas diversificadas, direcionadas, ponderadas e refletidas. Uma constante atualização e (re)adaptação ao ensino de hoje e consecutivas necessidades educativas (e mesmo pessoais) dos alunos, pois existe a necessidade e responsabilidade de desenvolver o potencial máximo existente em cada um deles e na própria estagiária.ABSTRACT This report presents and explains the training process experienced by the trainee in the valences of 1st and 2nd cycles of basic education in two public schools at the Porto county. In search of professional quality, a study of nature mostly qualitative was used in an attempt to increase students motivation and interest, translated into meaningful learning, contributing to the education of individuals capable and autonomous, in other words, future interventional citizens, critical, conscious and happy, by performing diverse tasks, directed, weighted and reflected. An constant update and (re)adaptation to school today and consecutive educational (and even personal) needs of students, existed then, and exist the need and responsibility to develop the maximum potential available in each one of them and on the intern also.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14T10:51:42Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1470
TID:201465639
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1470
identifier_str_mv TID:201465639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623082426368