Estratégias de comunicação em marketing: o caso da empresa Oldcare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulos, Daniela Alexandra Ferreirinha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20553
Resumo: Mestrado APNOR
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spelling Estratégias de comunicação em marketing: o caso da empresa OldcareMarketingMarketing digitalComunicação de marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNORCom o avanço dos tempos, a preocupação com o ambiente e o caminho que é dado aos resíduos produzidos pelo ser humano tem sido cada vez mais abordados. Deste modo, a sociedade portuguesa tem-se moldado através de vários fatores como políticas públicas, maior acesso a  informação, campanhas de sensibilização a  realidade que é a redução de resíduos e o seu tratamento. Seguindo a linha de raciocínio, foi desenvolvido um inquérito por questionário que posteriormente foi enviado às Juntas de Freguesia dos Municípios aos quais a Resulima presta serviço, sendo totalizados 189 inquéritos (Arcos de Valdevez 36, Barcelos 61, Ponte da Barca 17, Ponte de Lima 39, Viana do Castelo 27 e Esposende 9) enviados por email a 12 de abril de 2019, com um prazo de resposta até ao dia 30 de junho do mesmo ano. Esta investigação teve como principal objetivo apurar a satisfação das juntas de freguesia com a prestação de serviço da Resulima e conseguir construir uma matriz de importância-desempenho para apurar se os esforços da empresa em questão podem ou não ser melhor redirecionados de modo a aumentar a satisfação do cliente. Em suma, e de acordo com os dados obtidos através da aplicação da análise Importância-Desempenho, foi possível constatar que a variável “Recolha de resíduos” foi a que mais importância detém junto dos inquiridos e a que menor desempenho apresenta. Por outro lado, a variável “Contactos” é a que menor importância representa para os mesmos e a que maior desempenho apresenta, sendo considerada um esforço supérfluo. A variável “Serviços” considera-se um ponto fraco menor, já que detém uma importância e um desempenho baixos, não sendo prioritário concentrar esforços.With the advancement of time, concern for the environment and the path that is given to human waste has been increasingly addressed. Thus, Portuguese society has been molded through various factors such as public policies, greater access to information, awareness campaigns on the reality of waste reduction and its treatment. Following the line of reasoning, a questionnaire survey was developed which was later sent to the Parish Councils of the Municipalities to which Resulima provides services, totaling 189 surveys (Arcos de Valdevez 36, Barcelos 61, Ponte da Barca 17, Ponte de Lima 39, Viana do Castelo 27 and Esposende 9) sent by email on April 12, 2019, with a response deadline until June 30 of the same year. The main purpose of this investigation was to determine the satisfaction of the parish councils with Resulima's service provision and to construct an importance-performance matrix to determine whether or not the company's efforts can be better redirected in order to increase customer satisfaction. In short, and according to the data obtained through the application of the Importance-Performance analysis, it is possible to verify that the variable “Recolha de Resíduos” is the most important among the respondents and the lowest performance. On the other hand, the variable “Contactos” is the least important for them and the highest performing, being considered a superfluous effort. The variable “Serviços” is considered a minor weakness as it has low importance and performance and it is not a priority to concentrate efforts.Fernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBPaulos, Daniela Alexandra Ferreirinha2020-02-04T11:23:07Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20553TID:202409325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:39Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:23.741079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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