Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8047 |
Resumo: | O presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo. |
id |
RCAP_4f70e6d4b0ea996fb0731500a448f238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8047 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolarEducação Pré-EscolarRobótica educativa1.º Ciclo do Ensino BásicoPreschool EducationEducational Robotics1st Cycle of Basic EducationO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo.This document, Final Internship Report, on the theme "Teaching and learning with technologies in preschool context", is part of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching in the 1st cycle of basic education, whose objectives reflect the entire course of all the performance and work developed during the Supervised Teaching Practice, taking as a starting point the guidelines required for this specialized training. In this sense, it is intended that this report is a clear and reflective expression of a journey of professional practice, where theory and practice come together, as well as reflect how the competencies required of a teacher / educator were achieved. The first part concerns the practices carried out during the Supervised Teaching Practice and includes the contextualization of the internships and a critical appreciation of the skills developed. The second part is a research study, which aimed to verify the effectiveness of educational robotics in the teaching and learning process in a preschool context. This is a qualitative research, a multiple case study with five children aged between 4 and 5 years old in a kindergarten in the Viseu region. We used participant observation recorded in individual observation grids. Two activities were developed "The robot goes to the supermarket" and "The mathematical robot", through which it can be observed that children learned by playing, helping them in a playful way to develop the Expression and Communication Area - Physical Education Domain, Art Education Domain - Sub-domain of Visual Arts and Mathematics Domain, as well as the Personal Development Area and the World Knowledge Area.Gomes, Cristina AzevedoRego, BelmiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMartinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes2023-11-27T11:11:53Z2023-07-052023-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8047TID:203406117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:30:56Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.416772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar |
title |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar |
spellingShingle |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes Educação Pré-Escolar Robótica educativa 1.º Ciclo do Ensino Básico Preschool Education Educational Robotics 1st Cycle of Basic Education |
title_short |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar |
title_full |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar |
title_fullStr |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar |
title_sort |
Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar |
author |
Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes |
author_facet |
Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Cristina Azevedo Rego, Belmiro Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Robótica educativa 1.º Ciclo do Ensino Básico Preschool Education Educational Robotics 1st Cycle of Basic Education |
topic |
Educação Pré-Escolar Robótica educativa 1.º Ciclo do Ensino Básico Preschool Education Educational Robotics 1st Cycle of Basic Education |
description |
O presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27T11:11:53Z 2023-07-05 2023-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8047 TID:203406117 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8047 |
identifier_str_mv |
TID:203406117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136311260479488 |