Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2305 |
Resumo: | Pretende-se, com este relatório de estágio, reconhecer e caraterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos de estágio profissionalizantes, mais concretamente em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), desenvolvendo uma análise critica face às atividades e aos processos de ensino aprendizagem existentes. Para tal, foram delineados objetivos específicos para a investigação que consistem em: identificar e caraterizar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos contextos de estágio em EPE e 1º CEB; refletir criticamente sobre atividades/situações de aprendizagem centradas numa pedagogia transmissiva ou numa pedagogia em participação; desenvolver práticas promotoras de uma pedagogia em participação. Ao longo desta investigação, refletir-se-á sobre o conceito das pedagogias enunciadas bem como as características associadas à sua pática, integrando os indicadores referentes ao Método, Processo de Aprendizagem, Motivação e Avaliação. Por último, podemos referir que para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se deste modo à recolha de dados a partir de uma observação participante e à documentação de situações evidenciadas a partir de fotografias, descrições diárias, reflexões, planificações e registos de incidentes críticos. |
id |
RCAP_4fd46eb4eeb51e6ad906f509959479b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2305 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágioEducação pré-escolarEnsino básico 1º CicloPedagogia transmissivaPedagogia participativaMotivaçãoAvaliaçãoPretende-se, com este relatório de estágio, reconhecer e caraterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos de estágio profissionalizantes, mais concretamente em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), desenvolvendo uma análise critica face às atividades e aos processos de ensino aprendizagem existentes. Para tal, foram delineados objetivos específicos para a investigação que consistem em: identificar e caraterizar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos contextos de estágio em EPE e 1º CEB; refletir criticamente sobre atividades/situações de aprendizagem centradas numa pedagogia transmissiva ou numa pedagogia em participação; desenvolver práticas promotoras de uma pedagogia em participação. Ao longo desta investigação, refletir-se-á sobre o conceito das pedagogias enunciadas bem como as características associadas à sua pática, integrando os indicadores referentes ao Método, Processo de Aprendizagem, Motivação e Avaliação. Por último, podemos referir que para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se deste modo à recolha de dados a partir de uma observação participante e à documentação de situações evidenciadas a partir de fotografias, descrições diárias, reflexões, planificações e registos de incidentes críticos.It is intended with this research report, recognize and characterize the pedagogical practices developed in two vocational training contexts, specifically in Preschool Education (PSE) and Primary School of Basic Education (PSBE), developing a critical analysis face to the activities and the existing teaching learning processes. For this, were outlined specific goals for the research which consists of: identifying and characterizing the teaching and learning activities developed in internship contexts in PSE and PSBE; critically reflect on activities / learning situations focused in a transmission pedagogy or in a pedagogy of participation; develop promoting practices on a pedagogy of participation. Throughout this investigation, will be reflected on the concept of the enunciated pedagogies and the associated characteristics to its practice, integrating the indicators referred to Method, Learning, Process, Motivation and Evaluation. Finally, we can refer that for the development of this investigation was adopted qualitative methodologies, using the data collect from a participative observation and the documentation of evidenced situations from photos, daily descriptions, reflections, planning and registrations of critical incidents.2016-04-13T10:09:17Z2016-04-08T00:00:00Z2016-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2305TID:201115450porCarneiro, Helena Isabel Seabrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:00Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:09.298279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio |
title |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio |
spellingShingle |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio Carneiro, Helena Isabel Seabra Educação pré-escolar Ensino básico 1º Ciclo Pedagogia transmissiva Pedagogia participativa Motivação Avaliação |
title_short |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio |
title_full |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio |
title_fullStr |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio |
title_full_unstemmed |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio |
title_sort |
Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio |
author |
Carneiro, Helena Isabel Seabra |
author_facet |
Carneiro, Helena Isabel Seabra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Helena Isabel Seabra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º Ciclo Pedagogia transmissiva Pedagogia participativa Motivação Avaliação |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º Ciclo Pedagogia transmissiva Pedagogia participativa Motivação Avaliação |
description |
Pretende-se, com este relatório de estágio, reconhecer e caraterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos de estágio profissionalizantes, mais concretamente em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), desenvolvendo uma análise critica face às atividades e aos processos de ensino aprendizagem existentes. Para tal, foram delineados objetivos específicos para a investigação que consistem em: identificar e caraterizar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos contextos de estágio em EPE e 1º CEB; refletir criticamente sobre atividades/situações de aprendizagem centradas numa pedagogia transmissiva ou numa pedagogia em participação; desenvolver práticas promotoras de uma pedagogia em participação. Ao longo desta investigação, refletir-se-á sobre o conceito das pedagogias enunciadas bem como as características associadas à sua pática, integrando os indicadores referentes ao Método, Processo de Aprendizagem, Motivação e Avaliação. Por último, podemos referir que para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se deste modo à recolha de dados a partir de uma observação participante e à documentação de situações evidenciadas a partir de fotografias, descrições diárias, reflexões, planificações e registos de incidentes críticos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-13T10:09:17Z 2016-04-08T00:00:00Z 2016-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2305 TID:201115450 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2305 |
identifier_str_mv |
TID:201115450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131625277095936 |