Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/105 |
Resumo: | Poderoso meio de construção pessoal, de viagens desmedidamente fantasiosas e cintilantes, sem se sair do lugar, a leitura constitui um engenhoso processo humano de descodificação, mas, mais ainda, um portentoso potencial de Aprendizagem e Inclusão, permanecendo, simultaneamente, como um instrumento perfeito para se prosperar científica, espiritual, social e individualmente. Ler exalta o que de melhor e mais vantajoso a personalidade e sensibilidade de um ser humano, único e irrepetível, pode reservar ao seu próximo. Capaz de contrariar o percurso rumo a uma realidade obscurantista e excludente, aliada ao livro e ao conhecimento humano, a leitura e, sobretudo a de teor recreativo, assume-se como um excecional mensageiro de erudição, prazer, evasão e libertação, qualquer que seja o espaço, o suporte – tradicional, digital ou híbrido –, em que disponibiliza a sua mensagem aos seus leitores. Powerful means of personal construction, of wildly, fantastic, glittering voyages, without leaving one’s place, Reading is an inspired human decoding process but it´s even a much more compelling means of Learning and Inclusion, remaining, at the same time, as a perfect tool in order to grow scientifically, spiritually, socially and individually. Reading pays tribute to the best and the most beneficial aspects of both the personality and the sensitivity that a unique, singular human being can offer to another person. Capable of counter the way towards an obscure and excluding reality, Reading, especially if it is simply for pleasure, and combined with good books and human knowledge, can easily shoulder the responsibility of representing an exceptional messenger of erudition, enjoyment, evading and freedom, whatever the place, the means of the message transmission – traditional, digital or hybrid - , in which that same message is presented to its readers. |
id |
RCAP_5094ed09bc5a48e10b182589b4f6c72d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimentoLeitura recreativaSocializaçãoEscolaBiblioteca escolarSociedade da informação e do conhecimentoReading for pleasureSocializationSchoolSchool libraryInformation and knowledge societyTMEBPoderoso meio de construção pessoal, de viagens desmedidamente fantasiosas e cintilantes, sem se sair do lugar, a leitura constitui um engenhoso processo humano de descodificação, mas, mais ainda, um portentoso potencial de Aprendizagem e Inclusão, permanecendo, simultaneamente, como um instrumento perfeito para se prosperar científica, espiritual, social e individualmente. Ler exalta o que de melhor e mais vantajoso a personalidade e sensibilidade de um ser humano, único e irrepetível, pode reservar ao seu próximo. Capaz de contrariar o percurso rumo a uma realidade obscurantista e excludente, aliada ao livro e ao conhecimento humano, a leitura e, sobretudo a de teor recreativo, assume-se como um excecional mensageiro de erudição, prazer, evasão e libertação, qualquer que seja o espaço, o suporte – tradicional, digital ou híbrido –, em que disponibiliza a sua mensagem aos seus leitores. Powerful means of personal construction, of wildly, fantastic, glittering voyages, without leaving one’s place, Reading is an inspired human decoding process but it´s even a much more compelling means of Learning and Inclusion, remaining, at the same time, as a perfect tool in order to grow scientifically, spiritually, socially and individually. Reading pays tribute to the best and the most beneficial aspects of both the personality and the sensitivity that a unique, singular human being can offer to another person. Capable of counter the way towards an obscure and excluding reality, Reading, especially if it is simply for pleasure, and combined with good books and human knowledge, can easily shoulder the responsibility of representing an exceptional messenger of erudition, enjoyment, evading and freedom, whatever the place, the means of the message transmission – traditional, digital or hybrid - , in which that same message is presented to its readers.2013-06-03T09:48:22Z2013-06-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFontes, M. J. M. (2013). Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/105http://hdl.handle.net/11328/105Fontes, M. J. M. (2013). Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/105http://hdl.handle.net/11328/105porCota: TMEB 22Fontes, Maria José Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:38Zoai:repositorio.upt.pt:11328/105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:14.250067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento |
title |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento |
spellingShingle |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento Fontes, Maria José Maia Leitura recreativa Socialização Escola Biblioteca escolar Sociedade da informação e do conhecimento Reading for pleasure Socialization School School library Information and knowledge society TMEB |
title_short |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento |
title_full |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento |
title_fullStr |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento |
title_sort |
Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento |
author |
Fontes, Maria José Maia |
author_facet |
Fontes, Maria José Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Maria José Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura recreativa Socialização Escola Biblioteca escolar Sociedade da informação e do conhecimento Reading for pleasure Socialization School School library Information and knowledge society TMEB |
topic |
Leitura recreativa Socialização Escola Biblioteca escolar Sociedade da informação e do conhecimento Reading for pleasure Socialization School School library Information and knowledge society TMEB |
description |
Poderoso meio de construção pessoal, de viagens desmedidamente fantasiosas e cintilantes, sem se sair do lugar, a leitura constitui um engenhoso processo humano de descodificação, mas, mais ainda, um portentoso potencial de Aprendizagem e Inclusão, permanecendo, simultaneamente, como um instrumento perfeito para se prosperar científica, espiritual, social e individualmente. Ler exalta o que de melhor e mais vantajoso a personalidade e sensibilidade de um ser humano, único e irrepetível, pode reservar ao seu próximo. Capaz de contrariar o percurso rumo a uma realidade obscurantista e excludente, aliada ao livro e ao conhecimento humano, a leitura e, sobretudo a de teor recreativo, assume-se como um excecional mensageiro de erudição, prazer, evasão e libertação, qualquer que seja o espaço, o suporte – tradicional, digital ou híbrido –, em que disponibiliza a sua mensagem aos seus leitores. Powerful means of personal construction, of wildly, fantastic, glittering voyages, without leaving one’s place, Reading is an inspired human decoding process but it´s even a much more compelling means of Learning and Inclusion, remaining, at the same time, as a perfect tool in order to grow scientifically, spiritually, socially and individually. Reading pays tribute to the best and the most beneficial aspects of both the personality and the sensitivity that a unique, singular human being can offer to another person. Capable of counter the way towards an obscure and excluding reality, Reading, especially if it is simply for pleasure, and combined with good books and human knowledge, can easily shoulder the responsibility of representing an exceptional messenger of erudition, enjoyment, evading and freedom, whatever the place, the means of the message transmission – traditional, digital or hybrid - , in which that same message is presented to its readers. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-03T09:48:22Z 2013-06-03 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Fontes, M. J. M. (2013). Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/105 http://hdl.handle.net/11328/105 Fontes, M. J. M. (2013). Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/105 http://hdl.handle.net/11328/105 |
identifier_str_mv |
Fontes, M. J. M. (2013). Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/105 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMEB 22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134987096686592 |