Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norton, Rita Sarmento de Oliveira Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8829
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada – Educação Pré-Escolar, inserida no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP). Esta unidade curricular tem como primeira intenção promover a construção dos saberes de ação docente, em particular de saberes profissionais para a Educação Pré – Escolar. Deste modo, o primeiro momento de prática pedagógica desenvolveu-se no jardim-de-infância da Vilarinha, através de um protocolo com a ESE-IPP, visando o desenvolvimento de competências consignadas no Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador de Infância (Decreto-lei nº. 240/2001), bem como a colaboração entre todos os intervenientes do processo de formação profissional como o orientador cooperante, o par de estagiárias e o supervisor da escola de formação. O trabalho no terreno desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação, permitindo uma articulação de saberes e processos que orientam a ação educativa de acordo com cinco etapas básicas: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Neste sentido, a ação pedagógica abarcou um conjunto diversificado de estratégias, as quais contemplaram transversalmente as diferentes áreas de conteúdo, preconizando-se o crescimento e o desenvolvimento integrado e articulado. A utilização de diferentes estratégias permitiu a implicação ativa das crianças, conduzindo-as à construção do seu próprio conhecimento (Decreto-lei n.º 241/2001), e constituindo a base para a aquisição de novos conhecimentos ao longo da educação básica e da vida.
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Deste modo, o primeiro momento de prática pedagógica desenvolveu-se no jardim-de-infância da Vilarinha, através de um protocolo com a ESE-IPP, visando o desenvolvimento de competências consignadas no Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador de Infância (Decreto-lei nº. 240/2001), bem como a colaboração entre todos os intervenientes do processo de formação profissional como o orientador cooperante, o par de estagiárias e o supervisor da escola de formação. O trabalho no terreno desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação, permitindo uma articulação de saberes e processos que orientam a ação educativa de acordo com cinco etapas básicas: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Neste sentido, a ação pedagógica abarcou um conjunto diversificado de estratégias, as quais contemplaram transversalmente as diferentes áreas de conteúdo, preconizando-se o crescimento e o desenvolvimento integrado e articulado. A utilização de diferentes estratégias permitiu a implicação ativa das crianças, conduzindo-as à construção do seu próprio conhecimento (Decreto-lei n.º 241/2001), e constituindo a base para a aquisição de novos conhecimentos ao longo da educação básica e da vida.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report was written for the course of Supervised Pedagogical Practice - Preschool Education, inserted in the first year of the Masters in Pre-School Education and Basic School First Level teaching, School of Education at the Polytechnic Institute of Porto (ESE-IPP). This course’s primary purpose is to promote the building of knowledge in teaching activities, particularly professional knowledge for Pre-School. Thus, the first stage of the pedagogical practice was developed at the “Vilarinha” kindergarten, made possible by an agreement with ESE-IPP, to develop the skills set in the General and Specific Performance Profile of the Childhood Educator (Law-Decree n.º 240/2001), as well as collaboration among all parts in the process of training, namely the mentor, the pair of trainees and the training school’s supervisor. The fieldwork was developed according to the methodology of research-action, enabling the articulation of knowledge and guiding educational activities procedures according to five basic steps: observation, planning, action, reflection and evaluation. In this sense, the pedagogical action encompassed a diverse set of strategies, spanning the different content areas, advocating for an integrated and articulated growth and development. The use of different strategies allowed for the active involvement of children, leading them to the construction of their own knowledge (Law-Decree n.º 241/2001), forming a platform for the acquisition of new knowledge through basic education and lifeRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, inserida no segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Esta unidade curricular desenvolve-se nos dois anos do mestrado, tendo como primeira intenção promover a construção dos saberes de ação docente, primeiramente na Educação Pré-Escolar e posteriormente no 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, o primeiro momento de prática pedagógica desenvolveu-se no jardim de infância da Vilarinha, e o segundo na escola básica da Torrinha, visando o desenvolvimento de competências consignadas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Docente (Decreto-Lei n.º 240/2001; Decreto-Lei n.º 241/2001), bem como a colaboração entre os intervenientes do processo de formação profissional como o orientador cooperante, par pedagógico e o supervisor institucional. O trabalho desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação, permitindo uma articulação de saberes e processos que orientam a ação educativa de acordo com cinco etapas essenciais: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. A ação pedagógica desenvolveu-se à luz de uma perspetiva construtivista, através de um conjunto diversificado de estratégias, que contemplaram transversalmente as diferentes áreas de conteúdo/curriculares e procuraram implicar ativamente as crianças na construção do seu próprio conhecimento, constituindo a base para a aquisição de novos conhecimentos ao longo da educação básica e da vida (Decreto-Lei n.º 241/2001).Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This is a report on the course of Supervised Pedagogical Practice in Primary School, which is constituent part in the second year of the Masters in Pre-School Education and Basic School First Level teaching, of the School of Education at the Polytechnic Institute of Porto. This curricular unit is developed during booth years of the masters, having it´s principal purpose in promoting the building of knowledge on teaching activities for, firstly, Pre-School and, secondly, the Primary School. Thus, the first stage of the pedagogical practice was developed at the “Vilarinha” kindergarten and the second at the “Torrinha” primary school, aiming to develop the skills set in the General and Specific Performance Profile of the Childhood Educator (Law-Decree n.º 240/2001; Law-Decree n.º 241/2001), as well as the collaboration among all parts involved in the process of training, namely the mentor, the pair of trainees and the training school’s supervisor. The fieldwork was developed according to the methodology of research-action, enabling the articulation of knowledge and guiding educational activities procedures according to five essentials steps: observation, planning, action, evaluation and reflection. The pedagogical action encompassed a diverse set of strategies, spanning the different content areas, advocating for an integrated and articulated growth and development. The use of different strategies allowed for the active involvement of children, leading them to the construction of their own knowledge, forming a platform for the acquisition of new knowledge through basic education and life (Law-Decree n.º 241/2001).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoOliveira, Ana Isabel GameiroSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNorton, Rita Sarmento de Oliveira Neves2016-12-15T17:11:45Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8829TID:201448599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:34.536650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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